quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"Unidade e frutificação na diversidade"

"SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?" (RM 8:31a)


Estive refletindo nesses dias e cheguei à conclusão que é possível ter unidade mesmo na diversidade. A igreja, como todas as sociedades humanas, é composta de seres pensantes, com personalidade. É inevitável que haja divergência doutrinária. Mas isso não pode ser suficiente para criar divisões e facções. O foco é Jesus Cristo. A busca é pela eternidade com Deus.

Pensando nisso, as diferenças podem e devem ser vencidas, desde que se mantenha o foco.

Mantida a essência do evangelho, busquemos pois a salvação dos perdidos e permaneçamos firmes nós, que já trilhamos o caminho. Frutifiquemos em amor. Sejamos férteis na palavra e abertos para o Espírito Santo.

E, ao final, cada um prestará contas dos seus atos, haja vista que Deus é justo para julgar cada um segundo a sua própria culpa (Ez. 18:20).

Conversando sobre o avivamento com um pastor e grande amigo (email) ele me disse que é preciso equilibrar palavra e espírito, posto que ambos devem andar de mãos dadas. O termo que eu usei foi "equacionar". Acho que é bem isso.

E ainda hoje expus ao Tony essas mesmas questões. Compreendemos que as diferenças doutrinárias, ao invés de ameaçar a unidade da Igreja, a resguardam, desde que a discussão seja conduzida com respeito e civilidade . A defesa da bíblia é salutar, sempre!

Enfim, em qualquer circunstância, mantenhamos a comunhão entre irmãos, pois as facções e desarmonias pertencem ao mundo, cujas práticas se distanciam de Deus mais e mais.

Que a paz esteja conosco!



1 Comentário:

Durvanir Costa disse...

Ricardo estou lendo seu Blog só agora e estou gostando muito, comentando sobre unidade, é muito importante e salutar isso, especialmente nas questões onde há divergências de opiniões onde o amor aos irmãos e a sensatez deve prevalecer sempre e as discussões serem sadias e inteligentes.Um abraço.

Postar um comentário

Serão sempre bem-vindos comentários sérios, respeitosos e que convidem à reflexão. Se é esse o seu intento considere-se aceito.

  ©A VERDADE LIBERTA, O ERRO CONDENA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo