
" Nos idos de 1963, quando a cidade de Araputanga (MT) ainda era denominada "Gleba Paixão" - pequeno núcleo de fazendeiros - foi oficializada no local a "Congregação Batista de Gleba Paixão", então pertencente à "Primeira Igreja Batista Evangélica de Cáceres", liderada por um pequeno grupo de famílias, dentre elas as famílias Mamedes, Pimenta, Cândido, etc.
No início da década de 60 do século passado, a então cidade de Araputanga era apenas um ermo no sertão de Mato Grosso, cujos pioneiros desbravaram aquelas matas, sem acesso por estradas, fazendo os últimos quilômetros em lombos de cavalos e burros. Mas havia a necessidade de manter acesa a chama de Deus nos corações daquele grupo protestante (fazendo lembrar os puritanos).
Não obstante a enorme dificuldade de se chegar ao local, o então pastor da Igreja Batista de Cáceres, Antonio de Lima Barros, instado pelas famílias pioneiras, homem extremamente consagrado à causa de Cristo, não mediu esforços para implantar o trabalho batista nestes ermos, deslocando-se de Cáceres até Gleba Paixão, passando pela localidade denominada "Tabuleta", e deste local até o destino final, distando ainda 40 quilômetros, estes últimos percorridos em lombos de cavalos ou a pé, em picadas que cortavam aquelas lindas matas virgens e altaneiras. Certamente o homem de Deus vinha refletindo sobre as maravilhas do Criador expressadas naquela natureza pujante!
Eis que então, com a implantação do trabalho batista em Araputanga, outrora "Gleba Paixão", liderados pelo mencionado pastor, os membros fundadores se reuniam em um velho salão de madeira carcomida, localizado onde é hoje a Avenida 23 de Maio. Imóvel pobre, humilde, construído em madeira de restolhos, mas com relativo conforto, tendo em vista o seu tamanho. O imóvel foi construído pelo Ir. João Mamedes Leão, homem de muitas habilidades, auxiliado por outros irmãos.
Aquela congregação Batista recém fundada era representada por seus membros, dentre eles: João Mamedes Leão e sua esposa Ivany Cândida Mamedes, Wilson Mamedes Leão, Maria de Oliveira Mamedes, Marlene de Oliveira Mamedes, Antonio de Pádua Motta, Fumilko Imagali, Jokio Imagali, Wiliam Mamedes Leão, dentre alguns outros.
A primeira Diretoria da Congregação foi empossada em 24 de novembro de 1963, tendo a seguinte composição: 1º vice-moderador - Oriston Cândido de Souza; Secretário - João Mamedes Leão; Segunda secretária - Creuza Ferreira Malta; Tesoureira - Geralda Inácia Mamedes.
Quando de sua organização como igreja, a então congregação já contava com 124 membros, valendo citar, entre eles: Aparecida de Fátima Camilo, Creuza Ferreira Malta, Geralda Inácio Mamedes, Ivany Cândida Mamedes, Lindomar Duarte Pimenta, Marlene de Oliveira Mamedes, Ricardo Mamedes, Ruzivelt Inácio Mamedes, Silvana Fátima Camilo.
Pelas atas registradas em antigos livros, sabe-se que, a partir de 1978, assumiram a liderança espiritual da igreja os seguintes pastores:
- 1978: Pr. Benjamin Hope (interinamente)
- No mesmo ano, foi convidado em conjunto com a Junta executiva da CBCA o Pr. Waldir Rodrigues de Souza para ser obreiro da igreja, vindo a assumir definitivamente o Ministério pastoral em 29 de dezembro de 1979, permanecendo até 08 de agosto de 1981;
- A partir dessa data, com a saída do Pr. Waldir , assumiu interinamente o Pr. Adilson Monteiro;
- No mês de fevereiro de 1982, assumiu o Pr. Oséas Rafael Balbino, que permaneceu até o mês de setembro de 1983;
- Após o ano de 1983, assumiram interinamente o trabalho batista em Araputanga os Pastores Antonio Francisco Marins Filho e José de Souza Filho;
- Em 14 de março de 1987, assumiu o pastorado da igreja o Pr. Milton Vieira do Nascimento, permanecendo até o ano de 1995;
- No mês de janeiro de 1996, foi empossado o Pr. José Dias Junior, que permaneceu à frente dos trabalhos até o mês de junho do mesmo ano;
- Em 28 de junho de 1997, foi empossado o Pr. Lauro Dias Ribeiro, permanecendo até 28 de julho de 1998;
- Nos intervalos entre os anos de 1996 a 1999, nos períodos que antecediam à posse dos Pastores em definitivo, assumiu interinamente o trabalho batista em Araputanga o Pr. José de Souza Reis;
- Em 17 de abril de 1999, foi empossado o Pr. Antonio Vilas Boas, permanecendo até o ano de 2004 e sendo subsituído pelo Pr. José de Souza Reis, atual Ministro desta Igreja.
A Primeira Igreja Batista de Araputanga permanece no mesmo endereço, com a sua sede à Rua Francisco de Assis Ramalho, antiga Rua Frei Caneca, esquina com a Rua Carlos Luz.
Considerações finais do editor do blog
Por ter acompanhado desde há muitos anos esta igreja, não obstante separado dela por algum tempo, sempre a amei profundamente. Ainda quando estive espiritualmente longe. A minha família quase toda se foi, uns para outras cidades, outros morreram, e outros ainda abandonaram a fé. Da família Mamedes restam alguns poucos na igreja. Minha mãe, Ivany Cândida Mamedes, foi uma das fundadoras desta amada igreja, e nela o seu corpo foi velado.
Posso assegurar, porém, que ao longo de todos os anos de existência da Igreja Batista em Araputanga, sempre ela primou pela observância da Palavra de Deus, sem a absorção de heresias ou apostasias, em reflexo ao que estabelece a própria declaração de fé da denominação.
Entretanto, os dias são outros - e são maus. Criei este blog no mês de setembro de 2009, exatamente com o intuito de combater uma série de heresias trazidas para esta igreja por um certo auto-denominado "profeta", todas copiadas do famigerado G-12, como o famoso "Encontro Face a Face com Deus". E nesse encontro, no meio de boas coisas (tenho de reconhecer), há inúmeras heresias, como "quebras de maldições hereditárias, evangelho da prosperidade, autoajuda, autoestima, determinismo contra Deus, distribuição de unções, unção cai-cai" e tantas outras abominações.
Essas mesmas heresias e práticas foram transportadas para a Igreja Batista em Araputanga, uma igreja tradicional/histórica, agora eivada dos vícios nefastos da confissão positiva, com a plena aquiescência do Pr. José de Souza Reis.
Na luta contra essas terríveis heresias, tanto neste blog como na igreja, na qualidade de professor da EBD, fui duramente combatido e perseguido pela liderança, tendo, na última aula (EBD), dia 27/04/2010, sido boiocotado pelo Pastor sob a acusação de "estar difamando a igreja com aquele blog". Este blog, que é público, sempre primou, como também o seu editor, pelas verdades bíblicas, combatendo a apostasia e a heresia que foram disseminadas na Primeira Igreja Batista de Araputanga, tais as que citei acima. Naquela oportunidade, dentre muitas acusações feitas publicamente pelo pastor, fui ameaçado inclusive de processo - por ter combatido heresias, bizarrices, enganos e mentiras, todas expressamente contrárias ao texto bíblico. Não temo processo e continuarei a defender as verdades bíblicas, a ortodoxia, seja dentro ou fora da igreja institucionalizada. Pertenço à Igreja Invisível, Corpo de Cristo.
Realmente abomino heresias e não amo hereges - nem mesmo Jesus os amava e muito menos Paulo que os combatia reiteradamente. Tampouco os odeio. Tenho uma espiritualidade sóbria e aprecio o culto racional (na mesma esteira de Paulo). Não me impressiono com os ungidões que se apressam em gritar glórias a Deus e aleluias nos cultos, mesmo acima do som de todos os instrumentos musicais, para serem ouvidos e admirados (fariseus hipócritas!!!). Não preciso de propaganda e nem de me propagandear às custas da igreja; abomino todas as unções bizarras, apreciando somente aquela única e verdadeira, a do Espírito Santo (1 Jo 2:20, 27). Não caio na unção, graças a Deus! E nem derrubo irmãos com sopro ou tapas na testa. Não falo em língua estranha, em alta voz, para me exibir na igreja, em confronto com a própria Palavra , em 1 Coríntios 13 (fariseu hipócrita!!!). Aliás, nem mesmo falo nessa tal língua extática, não tendo a necessidade do "dom" (a quem edifica, à igreja???). Deus conhece o meu coração - e isso me basta! Conhece o seu também! Não exprimo o falso amor cristão tão em voga nesse meio: sou verdadeiro, sincero e sigo a Palavra, pois ela é suficiente para mim. Amo as pessoas e irmãos, mas, repito, não alimento heresias e combato hereges.
Em uma última postagem sobre o assunto em referência, mostrarei todas as tentativas que fiz no intuito de dialogar com o Pastor e "a" liderança sobre os problemas que ocorriam na igreja, especialmente a famigerada unção cai-cai e as profetadas, disseminadas por profetas adivinhadores - com a sua plena aquiescência - sem jamais obter qualquer êxito.
Todavia, tenho certeza que a Igreja de Cristo permanecerá viva, a despeito da apostasia aceita e disseminada por tantos líderes, sequiosos de crescimento (e poder) a qualquer custo, mesmo ao preço de suprimir a Palavra Inerrante, ensinando práticas de um novo evangelho apóstata e anátema.
Que Deus tenha misericórdia da Sua Igreja, pois há muitos "irmãos espirituais" que estão sentindo "coceira nos ouvidos"!
Continue lendo >>