quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Eparrei... Jeová! (macumba evangélica)



Por José Barbosa Junior


Já faz tempo que venho dizendo que muitas de nossas igrejas têm perdido o rumo. Não precisa ser profeta e nem um “expert” em teologia para perceber como de forma gritante temos nos afastado da simplicidade do evangelho de Cristo.


Nesses muitos caminhos e rumos que a igreja dita “evangélica” no Brasil tem tomado, um dos que mais me preocupa é a proximidade com o “baixo-espiritismo”. Aquilo que era um de nossos maiores “inimigos” parece que se transformou em modelo. Não é impossível hoje traçar paralelos entre alguns cultos “evangélicos” (principalmente os do “baixo-pentecostalismo”) e alguns rituais de terreiros de umbanda.


Em muitos de nossos encontros percebemos claramente a tendência espírita-pentecostal. Um grande amigo certo dia me telefonou muito preocupado. “- Junior, transformaram minha igreja num terreiro... o pessoal chega lá, canta, canta, canta, até entrar em transe e algum profeta “receber” o espírito e então ‘entregar’ a palavra... igualzinho nos terreiros de macumba onde os atabaques ficam tocando até o espírito-guia ‘descer’ e encontrar seu cavalo.


”Pensei naquele momento que ele tinha toda a razão. Parece que só muda o nome do “guia”. Penso que não demorará o dia em que estaremos em algumas dessas “igrejas” e em determinado momento escutaremos sem vergonha alguma: “Eparrei, Jeová... humm.... eis que te digo... mizinfio precisa de sacrificar mais alguma coisa pro ‘espírito santo’ se apossar de vosmincê...”


Outro dia mesmo ouvi de uma “tia” que ia à casa dos irmãos para “orar os cômodos” e afastar as maldições. Lembrei-me de meus tempos de infância quando, ainda ignorante acerca do evangelho, apreciava as benzedeiras que além de “rezar” as crianças (eu mesmo fui “rezado” algumas vezes) visitavam nossas casas para afastar os “maus-olhados” (mas não acabavam com nossos olhos maus).


Permitam-me um adendo aqui. Muitos devem estar perguntando se eu já fiz oração quebrando essas maldições. Não! Quando cri em Jesus e entreguei minha vida ao seu senhorio, o seu sangue lavou-me completamente. Não precisei de uma segunda dose do sangue para me livrar de maldições passadas, o seu único sacrifício foi suficiente. Naquele dia nasci de novo... TUDO se fez novo.


Voltando ao assunto do espiritismo evangélico, essa prática espírita já tomou sua roupagem evangélica através das “tias”, dos “profetas” e tantos outros “irmãos abençoados” que fazem da sua principal missão perseguir o diabo e seus demônios e encontrá-los camuflados e escondidos nos cômodos de nossas casas. Quase sempre eles gostam de se esconder em objetos “sacrificados” aos ídolos, filmes da Disney (herança das pregações assustadoras do Josué Yrion), discos “mundanos” (eu ainda espero completar minha coleção de música “jupiteriana”), e qualquer outra coisa que ofenda o gueto evangélico.


Fico pensando quando é que vão perceber que há muito mais maldição em nosso meio, através de falsos líderes, movimentos que anulam a graça, como o movimento re-judaizante, encontros místicos com regressões e mantras evangélicos, pastores-bispos-apótolos mentirosos que têm levado suas igrejas a perderem o rumo para perpetuarem seu nome (o nome do líder). Isso sim traz maldição, pois enganam o povo em nome do Deus altíssimo.


Minha esperança (eu ainda tenho esperança) é que um dia a igreja que se diz evangélica REALMENTE se volte para o Evangelho puro e simples revelado por Deus em Sua Palavra e abandone essas práticas animistas-espíritas, onde seres humanos servem de “cavalos” à sede de poder e autoridade deles mesmos e de seus falsos-pastores.Só queria ouvir “Misericórdia, Senhor!” ao invés de “Eparrei, Jeová!”


4 comentários:

Observatório Teológico disse...

Pois é Ricardo é a igreja que volta ao mediavelismo, ao que era prática da I.C.A.R. (você entende a sigla né?) mas que dentre suas fileiras eis que levanta-se um monge fazendo às vezes do profeta do AT e promove um retorno às doutrinas da graça, somente Cristo, somente as Escrituras, etc e então hoje deparamos com este lamentável retrocesso. Tenho observado: a formação bíblico-teológica de muitos dos pastores e líderes é lamentável. Isto por sua vez tem gerado estes absurdos em nosso meio. O desprezo pelo estudo bíblico-doutrinário é real e muitos como eu e você que amam e prezam pela sã doutrina podem ser tachados de "carnais". É esta a realidade... Amigo, eu sou um cristão pentecostal mas de nenhuma forma endosso estas abominações...e espero que os irmãos das igrejas históricas saibam discernir este fato, isto porque, lamentavelmente, há muitos pastores reformados que colocam todos os pentecostais como "farinha do mesmo saco". Isto não é assim. Assim como nem todos que se dizem "reformados" o são de fato. Deus o abençoe, admirei-me de seu blog, tornei-me seu seguidor, passarei mais vezes por aqui, dá uma "passadinha" lá no meu espaço também.....fica na Paz!
(em tempo: seus textos são ótimos!!)

Cicero Ramos

Ricardo Mamedes disse...

Cícero, muito obrigado pela visita. Eu me sinto de fato honrado. Eu jamais generalizaria. Na verdade eu penso que em todas as denominações há boas e más pessoas, crentes e não crentes e muitos, muitos fariseus. Independentemente de serem históricas ou pentecostais. Penso que o que devemos buscar é sermos servos resgatados do lodaçal do pecado, sem nos gloriarmos por nossa posição - sendo reformados ou não. Deus te abençoe ricamente. Ricardo Mamedes

laudiceia disse...

Bom Dia Ricardo!

Quero te parabenizar por sua coragem e dedicação na meditação na Palavra do Senhor.

Deus o abençoe sempre.

Em Lucas 4.35, está escrito: “E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele, sem lhe fazer mal”. O Senhor não arremessa pessoas ao chão mediante sopros “ungidos” e golpes de paletó. Quem gosta de lançar as pessoas ao chão é o Diabo (Mc 9.17-27).

Ordem, equilíbrio e Descência no culto a Deus.
Que Deus dê mais e mais discernimento ao seu povo. Amém.

Marinho Sul disse...

Boa noite amigo: Só tá errado ai, o "Espiritismo". Não confundir; a Psicologia, com o transtorno. Um é o sintoma distônico, o outro é a Ciência q o analisa, e traz a resposta.

Não confundir, uma fenomenologia, seja, ela qual for, com Espiritismo, pois não há no Espiritismo, a mediunidade ostensiva. Esta, é um atributo da pessoa, independente de crença, e o Espiritismo, a Ciência q a veio classificar.

Um espírita, não é, nem precisa ser um médium ostensivo. Outra coisa; não confundir a Mediunidade, com qualquer outro tipo de distonia, ou exacerbação do Inconsciente.

Espiritismo, nasce na França, e tda sua pós ambientação , é feita por pesquisadores e Cientistas. Há dois Prêmios Nobel, em suas Bases. Só fica pronto uns 50 anos depois de Kardec, e após uns 100 pesquisadores e Cientistas o colocaram à prova e contra-prova, com o: Tratado da Metapsíquica humana de Charles Richet, ( médico fisiologista e Prêmio Nobel e Geley), e a de Bozzano, ( prof Mór da Univ de Turim, em filosofia e metodologia científica).

Espiritismo, veio clasificar o Ser Integral, ( senso perceptivo, e extra sensório), as faculdades além do Inconsciente!

Não cobra, não impõe, não há rituais, nem imagens. Tds são considerados irmãos!

Concordo à cima com o dizer: " A Verdade, liberta"! Esta expressão de Jesus, é realmente importante. Verdade, não é só o ponto de vista isolado, e sim o conhecimento agregado, sobre determinado assunto. Se Jesus, quisesse dizer q a Bíblia, libertaria, Ele, haveria de enfatizar, mas não, Ele referiu-se a Verdade, e até pq, sendo Judeu e Rabi, só usou o Toráh em hebraico.

Bíblia vem com São Jerônimo, no latim e grego, q diferem dos originais hebraicos!

Abraço e Paz de Jesus a tds!

Postar um comentário

Serão sempre bem-vindos comentários sérios, respeitosos e que convidem à reflexão. Se é esse o seu intento considere-se aceito.

  ©A VERDADE LIBERTA, O ERRO CONDENA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo