quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quem Caim encontrou na terra de Node?



Recebi por email uma indagação do meu amado irmão Tairone Mamedes (irmão duas vezes), que faço questão de tentar responder, ou, pelo menos, desenvolver um raciocínio. Vamos a ela:

Olá, mano véio...

Eu gostaria de ter sua opinião (com fundamento bíblico), acerca de um ponto: Com quem teria se casado Caim? com quem teria se casado Sete (o terceiro filho de Adão)? É certo que não havia outras "famílias" espalhadas por aí, que não a de Adão e Eva... A bíblia afirma que foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas (Gênesis 5: 4). Portanto, é sabido que Adão gerou filhos e filhas, além de Caim, Abel e Sete. Teriam eles se casado com suas irmãs? você, estudioso que é, já se atentou pra isso? Aguardo seu posicionamento, via e-mail, ou no seu blog, que leio sistematicamente.

Abração do mano TAIRONE.

Reconheço que em uma época, há algum tempo, eu me fazia essa mesma pergunta, tentando uma resposta que me satisfizesse, mas apenas no campo das conjecturas. Tendemos a construir castelos em nossas mentes, mesmo com as verdades bíblicas, principalmente quando há lacunas no texto. E tais lacunas, tenho certeza, existem porque "Deus quis que assim fosse".

A interpretação bíblica tem como exigência lógico-exegética que nos mantenhamos dentro do próprio texto, evitando, pois, as fugas, os achismos, conjecturas e elucubrações. Nesse diapasão, vejamos o que diz o texto e o seu contexto lógico. Ou melhor, vejamos, inicialmente, o que o texto não diz:

1. o texto não diz que Caim "encontrou a sua esposa na terra de Node, ao leste do Éden, mas que a "conheceu" lá;

2. "Conhecer", no contexto bíblico, tem a ver especificamente com "coabitar", manter relações sexuais;

3. Portanto, o texto não diz implícita ou explicitamente que Caim encontrou uma civilização na terra de Node, ou pessoas, ou grupos.

Mantendo-nos estritamente no campo da hermenêutica e cuidando para não resvalarmos para os "achismos", podemos imaginar algumas possibilidades que não venham, obviamente, a obliterar o texto bíblico, tampouco subvertê-lo.

Há duas possíveis linhas de pensamento: Caim poderia ter levado uma de suas irmãs consigo, posto que tanto o texto como o contexto escriturísticos não eliminam a possibilidade de isto ter ocorrido. Por outro lado, não há como determinar o lapso de tempo entre a morte de Abel, a culpabilização de Caim por Deus e a sua eliminação do seio da família (fuga), o que possibilita perfeitamente que, quando da consumação da fuga o casal primevo poderia já ter gerado muitos outros filhos e filhas. A segunda possibilidade é que, entre a fuga e a chegada à terra de Node, pode ter decorrido um longo tempo, mesmo gerações, tendo em vista a longevidade daqueles povos (Adão viveu mais de oitocentos anos). A segunda linha, subproduto da primeira, leva em conta exatamente esse longo período decorrido entre a fuga de Caim e a sua chegada à terra de Node "onde 'conheceu' a sua mulher , tendo ela concebido.

Com efeito, se esse lapso temporal foi longo - o que é perfeitamente plausível - novas gerações provenientes da semente de Adão e Eva podem ter sido formadas, habitando todas aquelas terras, povoando os arredores e promovendo ajuntamentos de pessoas. E, ali chegando Caim, escolheu uma das mulheres , com a sua mesma herança genética, para coabitar com ela. Esse raciocínio não encontra qualquer óbice escriturístico. E digo mais, tem até respaldo científico, uma vez que as ciências naturais reconhecem que todas as pessoas provém de um "tronco comum".

O que não é possível conceber , como querem os liberais e até mesmo uma facção "cristã", é que o texto em referência (genesis/criação/ Adão e Eva) seja apenas uma "alegoria", não significando que efetivamente toda a criação tenha se originado do casal primeiro, mas, ao contrário, de um 'único indivíduo". Eis , pois, segundo essa teoria, que o substantivo "Adão" , longe de se caracterizar como nome próprio, figuraria na verdade, entre os diversos termos para designar o gênero humano. Esta é uma falácia extra-bíblica que sequer vale a pena refutar pelos motivos em epígrafe citados e que ofendem a boa hermenêutica.

Veja que tanto uma como outra, das duas opções expostas acima, são absolutamente plausíveis, especialmente se considerarmos a longevidade dos descendentes de Adão, que foram citados na Bíblia (uma vez que somente alguns constaram no texto bíblico): Set chegou a 912 anos, Enos a 905, Cainã a 910 e Matusalem aos 969 (Gênesis 5:8 - 27). Todos eles tiveram filhos em idades avançadas: Enos aos 90, Cainã aos 70, Malalael aos 65, Matusalem aos 187. Noé, por seu turno, gerou seu primogênito aos 500 anos de idade(Gênesis 5:32), não sendo superado por ninguém (pelo menos daqueles citados na Bíblia).

Portanto, espero ter respondido à sua indagação, mas reconheço que a certeza é impossível. A única certeza, pelo menos para mim, é que uma das duas opções é a verdadeira, partindo do princípio que a Bíblia não mente, tampouco as suas verdades podem ser consideradas "alegorias".

Grande abraço, querido irmão!


32 comentários:

Jorge Fernandes Isah disse...

Ricardo,

com uma semana cheia de "pedras para quebrar", e ainda envolto em uma discussão acalorada no meu blog, porém, civilizada e respeitosa, nem tive tempo de ler as postagens mais recentes dos blogs que visito periodicamente, como o seu.

Li o seu texto, e ele é coerente e procura se cercar dos pressupostos bíblicos corretamente.

Porém, ao lê-lo, veio-me à cabeça a seguinte indagação: Não poderia também ser que, como na genealogia do Senhor Jesus [tanto em Mateus como em Lucas], e mesmo nas diversas genealogias presentes na Escritura, as mulheres serem simplesmente excluídas delas, por que a sociedade judaíca era essencialmente patriarcal? Ou seja, não é possível que até mesmo antes da morte de Abel, Adão já tivesse gerado filhas que simplesmente foram omitidas na genealogia, como outras tantas o foram? E, assim, após Caim ser expulso do Éden, o mundo já ter um número suficiente de mulheres das quais ele desposaria uma?

É uma possibilidade, creio.

O que o irmão acha?

Grande abraço!

Cristo o abençoe!

Filósofo Calvinista disse...

Excelente texto, parabéns. Muto esclarecedor.
www.filosofiacalvinista.blogspot.com

Micael araújo Andrade disse...

É difícil acreditar em um Deus que faz as coisas acontecerem como mágica,ele estala os dedos e surge luz,depois água e ainda descansa!?Por que Deus descansaria?Ele não é feito de matéria!
Deus ele dá condições para que as coisas surjam sem mágicas,mas com lógica e coerência!

Regina Farias disse...

Oi, Ricardo.

Mesmo considerando o respaldo hermenêutico dessa sua abordagem, eu fico aqui nos meus devaneios... (Pra variar um pokito)

Pois sem ter botox nem Carlos Homero (meu cirurgião plático preferido rss) como esse povo ficava caído, heim?! rsss

Na boa, 900 e tantos anos "ninguém merece" pois já se viveu de tudo e mais alguma coisa he he

De repente, quem sabe... (outra elucubração rss) a contagem de anos era diferente. Não?!

Abs,

R.

Paulo Brasil - Atraves das Escrituras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Brasil - Atraves das Escrituras disse...

Amado,

excelente a argumentação.

O que o Ir. Isah propõe não é impossível.

quaisquer que tenham sido os fatos, algum dos filhos gerados por Adão e Eva coabitou com sua irmã.

Em Cristo

MINISTÉRIO BATISTA BERÉIA disse...

Graça e paz Ricardo,
eu tive um professor no seminário que dizia que era bem provável que Adão e Eva já tivessem filhos quando foram expulsos do Jardim do Édem. Ele se baseava no texto de Gn 1.28, onde diz que o Senhor os abençoou e lhes disse para serem fecundos e encher a terra. Segundo esse professor quando Adão foi expulso a terra já estava habitada por muitas pessoas, apesar da Bíblia não registrar tal fato. Isso é mera especulação, mas eu vejo que há coerência nisso.
Fique na Paz!
Pr. Silas

Ricardo Mamedes disse...

Olá Jorge,

Primeiro eu quero me desculpar por ter demorado tanto a responder a você, meu fiel amigo e leitor, estendendo-se as minhas desculpas aos demais amigos e irmãos, todos muito queridos.

Concordo com o seu argumento, tanto que considerei a possibilidade de o casal primeiro já ter filhos e filhas antes da fuga. E esse antes pode ser até mesmo antes da morte de Abel. Quem sabe Caim já até fosse casado com uma de suas irmãs.

Caro Filósofo,

Obrigado pela visita e comentário.

Micael,

Nesse Deus que faz tudo em um estalar de dedos, ou se acredita, ou não. Mas, os que não acreditam, são indesculpáveis (Romanos 1). Sem esquecer que fé, envolve acreditar no que não se vê (Hebreus 11).

No mais, "descansar" tem a ver com uma linguagem antropomórfica, usada para que o homem compreenda o que Deus quer dizer.

Ricardo.

Ricardo Mamedes disse...

Regina,

Mais uma vez quero me desculpar pela demora na resposta, são os afazeres.

Sinceramente, creio que os anos a que se refere o texto são anos normais mesmo. Primeiro, por se considerar que a terra necessitava ser ocupada, o que explica a longevidade dos primeiros seres humanos, ou das primeiras gerações de homens. Segundo, porque ao escrever o genesis, creio eu, Moisés já vivesse em uma época em que a contagem de tempo já era idêntica à de hoje.

Portanto, não creio mesmo em algo diferente do que a literalidade do texto.

Abraço!

Ricardo.

Ricardo Mamedes disse...

Paulo,

É um prazer recebê-lo aqui no blog. Estou em dívida com você, pois preciso voltar ao seu espaço de ideias. Aliás, ótimas ideias. Aproveito para indicar aos demais amigos o blog do Paulo, com textos inteligentes e instigantes.

Sim, eu também concordo com a posição do Jorge, com a qual você coaduna.

Grande abraço!

Ricardo.

Ricardo Mamedes disse...

Pastor Silas, caro amigo!

Seja bem-vindo mais uma vez. Sim, é possível que de fato Adão e Eva já tivessem mesmo filhos e filhas, não sei se enquanto no Édem, mas pelo menos após a sua expulsão. Logo, a possibilidade é mesmo plausível.

Obrigado pela visita e volte sempre!

Ricardo.

Operário do Senhor disse...

Fabricio Santos.

Parabéns! é bastante intrigante esse comentário. Mas lendo o texto de Genesis 1:28 e analizando o contexto desse versículo, pude notar que na terra, não haviam outros habitantes, daí, a necessidade de Deus em Falar para Adão e Eva, povoarem a Terra antes de suas expulsões. Porta nto´é possível que Caim tenha tido relações com sua irmã ou parente na terra de de Nobe. No demais, gostei muito da indagação. Abraço.

Amante passional disse...

Muito boa a visualização para um texto tão aplausivél e escrito na biblia.
O começo de tudo, e o inicio da humanidade.
Porém a varios trechos que ficam sem respostas.
1º Por que será q Deus permitiu que a serpente continua-se vivendo no Eden?
2º Qual a razão de Eva ter realmente traido? E por qual motivo ela fez isso?
São dois motivos basicos, porém responde muitas duvidas.
Ha varios outros q nao quero entrar em detalhe.
E Caim era um homem bom, q teve uma escolha errada, e foi mal interpretado por isso. Viveu por varios anos com uma culpa, ao qual ele se arrepende até hoje.
Tenho uma visão sobre isso. Caim foi expulso, e nao tinha para onde ir. Vagou por muito tempo, ate encontrar uma cidade (NOD). Ali encontrou uma esposa, teve filhos e viveu uma vida com culpa, porem arrependido. E quanto a sua esposa, tenho certeza que era sua irmã, pois todos somos, apenas nos dividimos, para proquear e formar nações.



segunda-feira 24 de setembro 2012

Jonatha Santos disse...

Oi gente boa noite olha tenho a resposta mas alguem aqui ja estudou teologia? profundamente? ja ouviram falar em Lilith? ja estudaram Kabalah? conhecem Sephiroth ? livro de NOD? ja leram Isaias completamente e detalhadamente nas biblias antigas é claro e jamais utilizem a Almeida pois ela é a que mais esconde a verdade! olhe este estudo https://www.youtube.com/watch?v=pG2JpKjBZ2M

um grande abraçoa todos vocês
Um amigo anti-cristo

Jonatha Santos disse...

a... gente so pra lembrar NOD significa "desconhecido" ou seja terras desconhecidas, la não é uma cidade como alguns pensam a primeira cidade foi Enoque (enosh), outra coisa quem for ler o livro de NOD tome cuidado pois nem tudo ali você vai entender de primeira é preciso muito estudo e não é uma loucura ou ficção, muitas coisas são figuradas então estudem, conheçam a verdade, que bom que vocês assim como eu tive algumas duvidas e tive que me virar pra estudar pois agora tenho 20 anos mas comecei com 14, procurem mitologias e estudem outras religiões e vocês verão que a biblia é verdadeira mas o problema é que falta partes e muitas pessoas usam ela de maneira errônea, mas quem realmente quer começar a estudar irei dar um inicio a vocês

https://www.youtube.com/watch?v=5R_Vm2wCQj4

um grande abraçoa todos vocês
Um amigo anti-cristo

LUIS PAULO GANDOLFI disse...

com todo o respeito aos amigos desse blog, gostaria de deixar aqui, minha opinião a cerca do paradeiro de caim.
se fosse o caso de Caim ter levado consigo uma de suas irmãs, a bíblia iria descrever essa passagem dada a sua extrema importância e claro, levando se em conta que a bíblia, é criteriosa em relatar os segmentos familiares, descendecias afiliaçoes etc. sabendo se que a bíblia segue informando a descendência de adao, chegando a noé e ate mesmo em abraao; é inconcebível que este tenha fugido com sua irma e que isso tenha fugido aos olhos de Deus.... bem como, que não se tivesse nenhuma informação a cerca desse episódio,. sendo assim, levo em conta os textos da sabedoria judaica que, mesmo folclóricos ou fantasiosos, nos dizem da existência de uma primeira mulher que foi chamada do pó da terra juntamente com adao e que esta, não quis se sujeitar a este..fugindo para o mar morto e copulando com demônios... não seria essa a região de node?? bem, o fato é q eu a propria vinda de Caim, se analisarmos friamente as escrituras teremos de levar em conta a possibilidade de a serpente, ter oferecido muito mais doque um simples fruto para eva mas sim, ter copulado com ela. no seguimento de genesis, bíblia king james, informa que adao começou a ter relação sexual com eva somente depois desse ocorrido. bom, são apenas suposições...me perdoem

pc.albuquerque disse...

bom dia ... li em letra miúdas ao rodapé de uma Bíblia que naquela época já havia 500mil pessoas na terra, o que explica em "viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram"

pc.albuquerque disse...

bom dia ... li em letra miúdas ao rodapé de uma Bíblia que naquela época já havia 500mil pessoas na terra, o que explica em "viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram"

Alan Castelano disse...

Segundo o livro apocrifo Caverna do tesouro; Adao quando teve Caim teve tambem Labuda (Irma) e ao conceber Abel teve Celimat (Irma) e ordenou que Caim; Adao ordena que Caim fique com Celimat e Abel com Labuda; Abs

estrada de damasco. disse...

Talvez a telomerase lhe responda a questão da longevidade, ela aumentaria o limite de divisões celulares o que permitiria um aumento de sobrevida das células, não se ppode ter certeza disto mas é uma possibilidade.

Luciana Viana disse...

Essa história que Caim levou uma Irmã consigo já virou balela...

Luciana Viana disse...

Essa história que Caim levou uma Irmã consigo já virou balela...

Uziel Silva disse...

Boa a materia.. realmente a Biblia cabe muitas interpretaçoes, pode ser na quantidade de segmentos evangelicos com visoes distintas..porém o tempo naquela época nao era contado como hoje...é preciso ver na pesquisas dos historiadores, era completamente diferente....

Niddan disse...

A Paz do ETERNO aos queridos.
Dando continuidade ao assunto, o que vocês acham do texto em gênesis 2-20?
O texto em questão narra um pequeno fracasso, quanto a procura de uma auxiliadora idônea para Adão.
Como não encontraram, DEUS resolve fazer manualmente para Adão uma que seja osso do seu próprio osso.
Vocês não acham que isso indica uma, mesmo que pequena, mas, uma civilização ou povo já existente, no entanto sem qualificação para o propósito de Deus?

ArtCores e Cia disse...

A Paz de Deus, irmãos em Cristo!
Esse tema é motivo de muitas indagações e meditações...
Mas a minha humilde conclusão é que tanto Caim quanto Abel já eram homens de meia idade e tinham as suas esposas (irmãs escolhidas) e suas respectivas casas. Tanto que levam as primícias de seus trabalhos, como um servo de Deus comum, pai de família deve o fazer. Adão também deveria fazer o mesmo. Penso que Caim foi expulso junto com a sua esposa, com ou sem filhos. Ao entrar na terra de Node, coabitou com a sua esposa e ela gerou um filho,o qual recebeu o nome de Enoque. Caim então edificou uma cidade e colocou nela o nome de seu "primeiro" filho "gerado nela".
Gerar filhos, ter descendência, povoar a terra era como "lei", um exemplo disso são as filhas de Ló, que o embebedaram e engravidaram de seu próprio pai.
Que Deus nos ilumine em Sua Palavra! E que nossas indagações e meditações nos coloquem mais em comunhão com Ele!!!
Deus abençoe a todos!!!

ArtCores e Cia disse...

A Paz de Deus, irmãos em Cristo!
Esse tema é motivo de muitas indagações e meditações...
Mas a minha humilde conclusão é que tanto Caim quanto Abel já eram homens de meia idade e tinham as suas esposas (irmãs escolhidas) e suas respectivas casas. Tanto que levam as primícias de seus trabalhos, como um servo de Deus comum, pai de família deve o fazer. Adão também deveria fazer o mesmo. Penso que Caim foi expulso junto com a sua esposa, com ou sem filhos. Ao entrar na terra de Node, coabitou com a sua esposa e ela gerou um filho,o qual recebeu o nome de Enoque. Caim então edificou uma cidade e colocou nela o nome de seu "primeiro" filho "gerado nela".
Gerar filhos, ter descendência, povoar a terra era como "lei", um exemplo disso são as filhas de Ló, que o embebedaram e engravidaram de seu próprio pai.
Que Deus nos ilumine em Sua Palavra! E que nossas indagações e meditações nos coloquem mais em comunhão com Ele!!!
Deus abençoe a todos!!!

Joel Antiqueira disse...

TUDO BEM SOBRE AS LIÇÕES,E OS VIDIOS,MAS PORQUE OS PROTESTANTES ENTIGO NÃO CREEM NUM UNICO DEUS,O MISTERIO DA TRINDADE E UMAA IMVENÇÃO DA ICAR

Jerre Luciano disse...

Olá quero fazer uma consideração ao começo de tudo. DEUS criou o mundo e todas as coisas em 06 dias ao 07 escançou porem o que ninguém fala, e muitos não sabem é que estes 07 dias pertencem aos dias de Deus que fazem parte da eternidade e se entendermos isto então teremos respostas de muitos assuntos complexos da Bíblia Adão foi criado no 06 dia da eternidade da criação o homem era sem pecado e seus filhos não era dele e sim todos filhos de Deus era uma era sem pecado o homem não tinha malicia e era eterno até o pecado começar, Os dias Dos homens (controlados pelo sol e a lua.)

Jerre Luciano disse...

Olá quero fazer uma consideração ao começo de tudo. DEUS criou o mundo e todas as coisas em 06 dias ao 07 escançou porem o que ninguém fala, e muitos não sabem é que estes 07 dias pertencem aos dias de Deus que fazem parte da eternidade e se entendermos isto então teremos respostas de muitos assuntos complexos da Bíblia Adão foi criado no 06 dia da eternidade da criação o homem era sem pecado e seus filhos não era dele e sim todos filhos de Deus era uma era sem pecado o homem não tinha malicia e era eterno até o pecado começar, Os dias Dos homens (controlados pelo sol e a lua.)

Unknown disse...

Amigo fica difícil acreditar em interpretações sem base científica onde já me convenci que religião ou espiritualidade andam juntos

Unknown disse...

Ai, alguém que pensa como eu, ufa!

sydia reboucas disse...

ALGUÉM AQUI JÁ LEU EXILADOS DE CAPELA, QIE FALA SOBRE A RAÇA ADÂMICA?

Postar um comentário

Serão sempre bem-vindos comentários sérios, respeitosos e que convidem à reflexão. Se é esse o seu intento considere-se aceito.

  ©A VERDADE LIBERTA, O ERRO CONDENA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo