terça-feira, 6 de outubro de 2009

A minha igreja entrou no reteté!!!


Sou batista histórico e tradicional, e como todos sabem, esses tais costumamavam afirmar categoricamente seguir a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, zelando pela sã doutrina e sem se deixar "contaminar" por ventos, ou comichão nos ouvidos. Pois é, era assim...

Eu, e a Igreja aonde congrego, bem fixada, bem enraizada no Evangelho, sempre sóbria, prezando o culto racional (aquele de Paulo), nos sentíamos bem estabelecidos, bem resolvidos, completamente acertados com relação à liturgia. É bem verdade que a ordem do culto já não era aquela de outrora, podendo se dizer que aglutinaram-se novos costumes em razão do próprio dinamismo que a tudo rege. Afinal, tudo muda, essa é a tônica da vida. E nem sempre a mudança significa o aniquilamento do que antes havia, uma vez que é possível aprimorar-se algo, mesmo que seja a liturgia. O fato é que o culto se tornou muito mais movimentado: palmas, aleluias, glórias a Deus, "louvor" moderno, etc. Até aí tudo bem, pois ainda é possível afirmar que "tudo está sendo feito com ordem e decência".

É estranho como as heresias vão chegando sutilmente, como que apalpando o terreno, sondando... O heresiarca é hábil, manipulador, persuasivo. Ele diz, mas sem dizer realmente. Ele nega, sem de fato negar, mas deturpa a verdade , porque tira-lhe a essência. E é assim que o processo de desconstrução da verdade se consuma: muda-se a verdade dos evangelhos. A criatura passa a ser a "bola da vez".

Não se pense que o instrumento da heresia, o seu implantador, venha negando Jesus com palavras claras, ou que elimine a Pessoa de Deus. Não. Ele apenas suga a fé verdadeira das pessoas, tornando-as mortas.

Assim é na "minha" igreja. O assassinato da fé está ocorrendo com a implantação da teologia da prosperidade. O pregador promete a cada semana que "hoje será o dia da sua vitória" (ela vem? ) , insuflando nos incautos fiéis a ganância e a avareza. Ensinando-lhes - habilmente - que a vitória, seja qual for, vem por seu intermédio.

Esse processo de desconstrução da fé genuína caminha a passos largos. O triunfalismo impera. Prega-se o "eu posso vencer" , através de frases empacotadas trazidas prontinhas para que as pessoas repitam. É o mesmo processo da autoajuda. Ensina-se que o homem se basta, anulando-se a figura de Cristo. Mas as pessoas, em sua grande maioria não veem, pois elas estão cegas pela boa fé.

No mesmo pacote o heresiarca traz também os rituais - um deles é essa vã repetição a que fiz alusão. Outro, talvez o mais importante, seja a "quebra de maldições": nas pessoas, na igreja, nos objetos, no prédio, etc... Mais um vez vemos Cristo sepultado, o seu sacrifício anulado. O homem toma o lugar do Cordeiro. Dele vem o remédio para todos os males: do corpo da alma, da mente.

O homem cura, faz revelações... e a revelação única e verdadeira fica em segundo plano, pois as pessoas querem saber dele o que "Deus está dizendo". Então ele responde: "Deus está me dizendo que..."

Unções... muitas unções. De todos os tipos e gostos. O heresiarca, à maneira de um pequeno deus, distribui unções para todos. Quase como se dissesse: - "ninguém ficará sem unção, não se acotovelem!"

E tudo culmina, no final, com o reteté. Pessoas levadas ao transe, uns chorando, outros gritando em "estranhas línguas"; grunhidos. Muitos caindo, ao serem "ministrados" pelo ungido. Calma, eles estão caindo na unção...

Eu decididamente não quero essa unção. Rejeito a unção, dispenso o reteté; quero me manter na vertical, prefiro falar o meu idioma, uma língua inteligível.

Não preciso da unção de homem algum, pois tenho a unção de Cristo. Ele habita em mim desde o dia em que eu o aceitei, reconhecendo o seu sacrifício na cruz como propiciação pelos meus pecados, a sua filiação divina, a ressurreição ao terceiro dia e a sua ascensão aos céus.

Definitivamente não creio nessa batalha espiritual de caça aos demônios, pois não é esse o objetivo da Igreja de Cristo, mas pregar o seu " IDE". Afasto peremptoriamente a possibilidade de um crente ser possuido por demônios, pois acredito em um Deus Todo Poderoso: as trevas não coabitam com a luz. A unção adquirida com a conversão expulsa essas entidades malignas. Deus ampara. Não fosse assim, Deus seria fraco, logo, não seria Deus.

Esses, os tais, pregam um Deus que necessita da sua "ajuda". Um Deus claudicante. E eles veem anjos, determinam aos anjos em suas "sessões" para "cirurgiarem" as pessoas (sei lá o que isso significa). Eles bradam: - "enfia a epada anjo, enfia a espada!".

Eles sabem exatamente o momento em que o espírito santo desce sobre o povo: - É agora, ele está chegando! Sintam! Fechem os olhos! E a música ao fundo, sempre se repetindo, os mesmos acordes, a mesma canção...

O ungido se torna necessário, insubstituível, ele tem que orar por muitos. Ao término, a fila se forma - eles querem a SUA oração. Ele agora se transmudou em INTERMEDIÁRIO do Criador.

Não, eu não quero, pois já tenho um intermediário. Não preciso de santos ocos. Convém que eu diminua...

Sim, essa é uma IGREJA BATISTA TRADICIONAL, HISTÓRICA, podem acreditar.

Oooopa! Se alguém ficou sem unção, calma, pois terça feira tem mais...

(Que o Senhor Todo Poderoso tenha misericórdia da Sua Igreja)

17 comentários:

Edu Dantas disse...

Primeiro quero parabenizar pela coragem, esta sim, profética, de levantar-se contra as ondas e ventos que estão levando a Igreja de Cristo de um lado para o outro (Ef.4).

Segundo, agradeço pelo comentário e contribuição no http://luzparaseudia.blogspot.com. Este blog nasceu para tentar alcançar as pessoas com o evangelho da Verdade, e não contos da carochinha.

Já estou segindo seu blog aqui também.

Na Paz de Cristo

Edu Dantas.

Pastoragente disse...

Ricardo, parabéns pelo seu blog. Fiquei muito feliz em te receber lá no meu e já estou te seguindo(sem heresias, é claro - rsrsrsrs).
Um forte abraço.

Muller disse...

Aonde eu assino?
(risos)

Parabens pelo blog, estou lhe seguindo, e copiando a irmã a cima, sem heresias!

Que nosso Senhor, pela SUA graça, SUA misericórdia, levante homens e mulheres com coragem para se opor a estas novas unções...

Se quiser passe la no meu blog também.
palavranova.blogspot.com.br

Abraço
Paz e graça!

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

... ...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazon
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG:
A VERDADE LIBERTA




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesia ...


AFECTUOSAMENTE
A VERDADE LIBERTA



jose
ramon...

Danilo Fernandes disse...

Bom texto. Vou postar no Genizah...

JOELSON GOMES disse...

Parabens pelo blog, ótimo espaço de idéias. Deus te abençoe sempre.

Joelson Gomes

http//gracaplena.blogspot.com

LUCIANO, simplesmente servo de DEUS! disse...

Parabens!tudo que estava entalado em minha garganta, acabei de lêr!!!!

Helder Nozima disse...

Nossa, é da Convenção Batista Brasileira?

A que ponto chegamos...

Espero que sua luta continue, não só na Internet, mas também na assembléia da igreja (se é que o ungidão ainda a convoca...).

Gostei do blog. Que Deus o abençoe! Obrigado pela visita no meu.

Ana disse...

Olá irmão!

Pois é, infelizmente cada vez mais as pessoas nas igrejas olham mais para si mesmas, e menos para Jesus.

Temos que orar pela Igreja de Cristo, porque, como Ele mesmo pediu ao Pai, devemos ser UM nEle.

Abraço!

Hélio disse...

Excelente depoimento, irmão. Aceite a solidariedade de um irmão batista histórico tradicional que também já não aguenta mais tantas heresias banhadas no reteté.
Graça e paz!

Márcia Gizella disse...

Oi Ricardo!!!!
Gostei do teu desabafo, rapaz, eu que sou um pouco nova, quase 5 anos de cristã, estranho essas coisas em igrejas tradicionais...

Eu sou de uma bem fundamentalista, e acredito que lá não vai acontecer isso, pelo menos, eu acho....

Deus te abençoe!

MINISTÉRIO BATISTA BERÉIA disse...

Graça e paz Ricardo.
Eu também sou batista, só que renovado e calvinista, mas detesto e abomino toda e qualquer coisa que não tenha base bíblica. Cremos nos dons espirituais para os dias de hoje, afinal de contas Deus não mudou. No entanto, essas unções, "revelamentos" ( não que Deus não revele), mas não a torto que é direito, prosperidade à base de troca, barganhas em nome de Deus. Tudo isso e muito mais, nós estamos fora.
Fique na Paz!
Pr Silas

Judson disse...

Realmente lí o que tento expessar a tanto tempo. Sou mais um assutado com esse crescimento desta onda e espero em Deus que isso não vire um Tsumani. Espero estar com Deus antes disso. Estou na fila, destes milhares que rejeitam estes ventos. Meus parabéns pelo texto, vou indicar aos que precisam.

Izana disse...

Parabenizo pela coragem, visto que a grande maioria dos irmãos envolvidos com as práticas mensionadas pelo senhor até desconfiam delas ,mas por medo de serem taxados de crus ,sem sal,incrédulos ...acabam se redendo a elas,e,consequentemente sendo cumplices de sepultar as verdades de cristo.

danilo disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS, QUERO DIZER AO IRMAO QUE POSTOU ESSE DEPOIMENTO, QUE EU TAMBEM FUI DE UMA IGREJA BASTANTE TRADICIONAL E UM DIA NAO AGUENTANDO MAIS TANTA FRIEZA SAI DE LA, NAO TINHA ESSE CULTO QUE EU NAO DORMIA, TODOS CULTOS EU DORMIA, ENTAO UM DIA RESOLVI MUDAR, BUSCAR MAIS DE DEUS, HOJE SOU ASSEMBLEIANO E JESUS ME ENCHEU DE PODER, E HOJE EU SOU DO RETETE, OH GLORIAS, SO QUE DA LUGAR AO ESPIRITO SANTO PODE SENTIR ISSO, DANCAR COMO MIRIA, DAVI EMUITOS QU DANCARAM PERANTE O REI JESUS, E GLORIOSO SER CHEIO DO PODER, HOJE VOU NA IGREJA E SAIO DE LA DIFERNTE,SAIO CHEIO DA UNCAO, E NAO DIGA QUE VC NAO QUER NAO SABE POR QUE, POIS SAO ESSES QUEDEUS GOSTA DE PEGAR E ENCHER ELE DO RETETE, COMOEU FALEI E HOJE EU SOU DO MANTO,E ONDE EU PASSO O FOGO DO ESPIRITO FAZ A DIFERENCA.

ariel disse...

Ola irmao gostaria de te alertar voce acerca desse seu texto eu sou de uma igreja Batista original tambem, e com certeza isso que acontece em sua igreja é um fato isolado, porisso nao é bom voce ficar escrevendo o que esta acontencendo em sua igreja para o publico, por que alguma pessoa desenformada pode ler isso e pensar que a igreja batista original se desviou por enteiro porisso tome cuidado antes de expor o que na sua igreja ! antes leia a biblia para eles, pesquize e ore para que se arrependam. mas nunca exponha o nome da igreja assim porque isso é um fato isolado ! que com certeza nao acontece em todas as Igrejas Batista historicas tradicionais que estudam a biblia.

Claudio Elias Do Nascimento disse...

ANESTESICO INALATORIO FAZ MOVIMENTO CAI CAI E REPOUSO NO ESPIRITO ALEM DAQUELE TRUQUE DE O PASTOR PASSAR O TERNO EO POVO CAIR

Postar um comentário

Serão sempre bem-vindos comentários sérios, respeitosos e que convidem à reflexão. Se é esse o seu intento considere-se aceito.

  ©A VERDADE LIBERTA, O ERRO CONDENA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo