quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Discussão alhures (plagiando Roberto Vargas) - Newton Carpinteiro e a responsabilidade civil na blogosfera

Diante de alguns acontecimentos desagradáveis que aconteceram comigo envolvendo a pessoa conhecida por Newton Carpinteiro, entendi por bem postar o comentário abaixo que fiz em uma postagem do meu blog (aqui), refutando as aleivosias contra mim dirigidas pela referida pessoa, bem como a notícia constante do site http://www.terra.com.br/ (aqui), que trata da responsabilidade de nós, blogueiros, com a honra das pessoas.

Ricardo Mamedes disse...

Quero informar a todos os comentaristas e demais pessoas que visitam este blog que, desde a sua abertura, decidi não fazer MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS.

Sempre acreditei que as pessoas têm direito de não concordarem comigo e se contrapor às minhas ideias e posicionamentos, doutrinários ou pessoais, razão pela qual não ativei a função de moderação de comentários. Penso que, mesmo não concordando com alguém, devo, por consideração à democracia, publicar o seu comentário - e refutá-lo, caso se faça necessário.

Vale dizer que, o fato de o comentário ser publicado não quer dizer que eu concorde com ele, mas simplesmente que o meu blog não tem a função de moderação ativada.

Quero aqui acrescentar que, com relação ao comentário publicado em epígrafe pela pessoa de 'alcunha' CIROZUEIRA, discordo 'in totum' com esse tipo de deboche e jamais sequer visito blogs com esse viés.

Embora tendo alguma diferença com Ciro Sanches Zibordi, elas quase que se circunscrevem à sua dificuldade em aceitar críticas, conforme pode se ver dos seus próprios comentários nos posts do seu blog - quando estes são contrários aos seus textos (e publicados). Nada tenho contra a pessoa daquele irmão tanto a nível pessoal como doutrinário, a não ser diferenças pontuais.

Razão pela qual refuto veementemente as considerações (se assim podem ser chamadas) do SR. NEWTON CARPINTEIRO tanto neste blog - cujo comentário foi sorrateiramente retirado por ele - quanto no blog pointrhema.blogspot.com, quando me posicionei contrariamente às ideias do Pr. Ciro Sanches Zibordi (aqui), mas guardando sempre a elegância, educação e consideração cristãs. As postagens estão lá registradas para serem verificadas.

No entanto, fui rasteira e abruptamente infamado por esse que se denomina "NEWTON CARPINTEIRO" que, saindo em defesa do seu amigo, desferiu contra mim xingamentos deselegantes e bem próprios da sua formação (ou falta de).

Sempre primei pela elegância, respeito e consideração pelas pessoas, irmãos ou não e continuarei me pautando por esses valores - a despeito de pessoas como o mencionado NEWTON CARPINTEIRO.

Porém, declaro expressamente que o referido senhor não será bem-vindo a este espaço, a menos que também se paute por tais valores ético-cristãos.

Ricardo Mamedes, indignado o falacioso cristão.

31 de dezembro de 2009 07:16


A Liberdade de Expressão Na Era Dos Blogs

Processos por danos morais contra blogueiros levantam a questão de qual o limite para expressar a opinião na internet - Verônica Mambrini

Quando surgiram, os blogs eram vistos apenas como diários online, um espaço inofensivo no qual as pessoas faziam relatos do cotidiano, desabafavam e compartilhavam experiências. Com a popularização da internet e a maior eficiência dos mecanismos de busca como o Google, comentários que antes ficariam restritos ao círculo de amizades do blogueiro passaram a ganhar outra dimensão. É comum que no resultado de uma busca apareçam posts de blogs mencionando uma empresa ou marca antes mesmo do link para o site oficial. Diante dessa exposição, muitos dos que se sentem ofendidos por relatos ou opiniões expressas no vasto território da internet estão querendo reparação judicial. E aí colocam-se questões importantes: até que ponto vai o direito à liberdade de expressão? Um blogueiro pode ser processado por um comentário anônimo feito a um texto seu? Uma crítica a um serviço prestado pode ser motivo para uma ação por danos morais? Esta é a situação com a qual a tradutora Cláudia Mello, 44 anos, se deparou inesperadamente. Em novembro de 2006, ela ublicou em seu blog o relato de uma consulta médica pela qual passou. Depois de um ano e quatro meses, foi informada de que estava sendo processada pelo médico por danos morais. Segundo ela, não houve nenhum contato prévio dele, apesar de o blog ter espaço para comentários e de a ficha com seus dados de paciente ter sido anexada ao processo. Na audiência conciliatória, não houve acordo. “Não achei que estava errada em criticar o atendimento”, diz Cláudia. “Não se considerou a contribuição informativa e preventiva dos fatos narrados por mim.” Na sentença, prevaleceu a tese de que a crítica ao atendimento do médico feita na blogosfera não foi construtiva e por isso ela foi condenada a pagar R$ 2 mil por danos morais. Casos assim devem se tornar cada vez mais comuns. A discussão que está em jogo envolve a tênue fronteira entre o fim da liberdade de expressão, garantida pelo artigo 5º da Constituição, e o início do dano moral. “O limite vai até onde afeta a reputação, a imagem e a marca de uma pessoa física ou jurídica”, diz Alexandre Atheniense, presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da Ordem dos Advogados do Brasil.

Link: http://www.istoe.com.br/reportagens/35527_A+LIBERDADE+DE+EXPRESSAO+NA+ERA+DOS+BLOGS Fonte: http://www.terra.com.br/

14 comentários:

o menor de todos os menores. disse...

Caro Ricardo Mamedes,

A sua expressão em desafeto tenta promover a mentira em minhas palavras, bem como, o copiado do seu maquiavélico texto abaixo;

"No entanto, fui rasteira e abruptamente infamado por esse que se denomina "NEWTON CARPINTEIRO" que, saindo em defesa do seu amigo, desferiu contra mim xingamentos deselegantes e bem próprios da sua formação (ou falta de)."
..............................................
Não mereces respeito, MAMEDES, pela sua grua de comportamento e se aproveita de incautos leitores para denunciar a mentira com uma veemência diabólica em sua sempre mentirosa postura dúbia em seus textos: ...xinzagamentos deselegantes!....

Mentirosa e vulgar é a sua necessidade em se proteger contra a verdade. Pois, não sou como você, que talvez às escondidas possivelmente tente comparar-se a uma pessoa séria, ao seu possível e necessário motivo de vida.

pr. Newton Carpintero

Ricardo Mamedes disse...

Newton Carpinteiro,

Você é um desequilibrado que acusa as pessoas gratuitamente. Um xingador compulsivo que não tem o mínimo respeito pelas pessoas e muito menos pelos irmãos de fé.

Não te conheço pessoalmente, graças a Deus, mas a sua fama de pessoa sem escrúpulos é conhecida na blogosfera.

No episódio da "Bíblia Dake", motivo do desagravo desse post, embora sem dirigir a palavra à sua pessoa, mas à pessoa de Ciro Zibordi - com a devida educação pela qual sempre primei - fui agravado por você.

Com isso você demonstra claramente ser, além de desequilibrado, difamador e inculto, também um bajulador.

A Sra. Miriam soube exatamente retratá-lo naquele post (www.pointrhema.blogspot.com), dizendo que você não sabe escrever e não tem modos. Vá procurar um psiquiatra, pois você deve estar gravemente acometido de doença mental.

Como bem disse o Pr. Esteves no "pointrhema", ainda bem que você não representa qualquer instituição, seja a Assembléia de Deus ou a CPAD.

Não volte mais ao meu blog. Você é "persona non grata" neste espaço cristão.

Ricardo Mamedes

Ricardo Mamedes disse...

Este foi o Comentário postado por MIRIAM LIBÓRIO, a NEWTON CARPINTEIRO , demitida pela CPAD no episódio "Bíblia Dake", peça chave do ibróglio, que comprova bem as qualidades desse senhor:

Miriam disse...

Senhor Carpintero,

Desde sua primeira postagem, percebi que o senhor não sabia escrever. Entretanto, por força de minha profissão (com os lentos devemos gastar mais tempo) continuei a responder os questionamentos repetitivos que o senhor insistia em não compreender.
Seu português é, para dizer o mínimo, sofrível. Seu vocabulário é inadequado. Sua pontuação péssima. Regência, coesão e coerência passam longe, e concordância só se for com a sua vontade, né? Sua ironia, entretanto, não me passou despercebida.
Como o único idioma que conheço é o português (brasileiro), claro (adjetivo /interjeição).?!, fica difícil nos entendermos. Para haver comunicação é preciso que emissor e receptor dominem o mesmo código. Daí, a minha dificuldade em dar-lhe satisfações à altura que o senhor merece.
Para complicar, descobri, através de suas postagens em outros blogs, que o senhor é machista (o fora de moda foi profético). Coitadas das mulheres sob seu jugo. Quando o tempo passar, será difícil encontrá-las na multidão, pois não haverá marca, sobre a pele enrugada, que as DISTINGA (sei que aqui não pode palavrão, mas só achei esta palavra). Mas, pensando bem, barbie não envelhece, né?! E permanece idiota.
Se as mulheres de pastores mandassem mesmo, a Assembléia de Deus no Brasil não estaria esta bagunça. Porque são elas que, nos bastidores, agüentam o tranco, enquanto eles se apresentam nas tribunas, com firulas e salamaleques, em debates infindáveis e sem propósito, como num desafio nordestino (sem demérito nenhum para este). Se bem que, qualquer pessoa que faça uso mínimo de sua inteligência (homem ou mulher) sabe que isto é um recurso utilizado para cansar os “nobres colegas” e esvaziar qualquer tentativa de se debater algo de fato importante.
Como se vê, o que nos desune não se restringe à sua dificuldade em se comunicar, por mais que se esforce. — É, também, a sua dificuldade em se atualizar, no idioma e na vida (o senhor está com um problemão!). — Para usar um jargão blogueiro, é no campo das idéias.
Se o senhor impuser a lei da mordaça aos outros blogueiros para que não publiquem desagravos, criarei meu próprio blog e falarei mal de quem eu quiser, inclusive do senhor. Agora eu tenho assunto. Mas a audiência será só minha! Se o senhor acha que isto é artilharia pesada, não sabe o que é poder de fogo.
Se estas respostas não disserem respeito a qualquer questionamento que, no meu entender, tenha sido dirigido a mim, desconsidere. Deve ser porque não entendi bem.
Após esta postagem, não lhe responderei mais nada, mesmo porque nenhum prazer há em conhecê-lo.
Miriam Anna Liborio
A ausência do assunto DAKE nesta postagem é proposital. Ele já está sendo tratado em fórum competente e por quem de direito, espero.
Tenho dito.

1 de janeiro de 2010 11:46

Ricardo Mamedes disse...

Este foi o comentário postado naquele fórum (pointrhema), por Georges Nogueira citando Ciro Zibordi:

Georges Nogueira disse...

Saúdo a todos os meus irmãos em Cristo com a esperança de que todos tenham, neste ano que se inicia, as bênçãos do Senhor em suas vidas e em seus ministérios.
Sou diácono da Assembléia de Deus em Goiânia - GO. Minha Igreja não tem nenhuma ligação com a CGADB, sendo filiada à CONAMAD.
Com relação à Bíblia Dake, após os mais de trezentos comentários a que li na íntegra, não há mais o que dizer. É uma heresia, e como tal deve ser tirada de circulação. A única pergunta que resta a esse respeito é: Quem pode obrigar a CPAD a fazê-lo e porque ainda não obrigou?
Com relação a outras questões que foram levantadas e reveladas pelos comentaristas ao longo da discussão, peço a permissão do pasto Carlos Roberto para me manifestar como segue:

1 - A irmã Mirian tem se mostrado tremendamente arrogante e desrespeitosa no trato com os irmãos que não concordam com ela. Se esta era sua conduta também em seu local de trabalho, creio que deve ter sido uma experiência terrível aos que tiveram de conviver com ela no quotidiano profissional. E vejam que absolutamente não a conheço, e falo do que percebi através de suas intervenções nesta discussão.

2 - A postura do pastor Ciro Zibordi nesta discussão tem sido de tremenda covardia. Defende o indefensável, e, quando encontra resistência dos demais, faz beicinho para o editor do blog afim de que os censure. Estando mesmo o pastor Ciro presente ao EEBA em março próximo, o acompanharei de perto para ver como fará para censurar as manifestações contrárias a sua opinião estando os debatedores presentes.

3 - Gostaria mesmo que algum encaminhamento prático surgisse desta discussão.

Graça e paz a todos, da parte de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual é testemunha do quanto tenho orado pelos irmãos.

1 de janeiro de 2010 19:26

Ricardo Mamedes disse...

Este foi o comentário de Ciro Zibordi, como sempre, partindo para a agressão contra aqueles que lhe são contrários e o flagram nas suas "qualidades", ao responder a Georges:

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro "Georges Nogueira",

O Diabo e seus agentes já andam em derredor buscando a quem possa tragar. O irmão (irmão?) é discípulo do Inimigo, posto que pretende me acompanhar de perto?

Ou a sua atitude, suavizando um pouquinho, é similar à dos fariseus do tempo em que Cristo andou na terra, que o vigiavam, querendo nEle encontrar falhas?

O evento de I E.E.B.A. é um evento de paz, para promover integração, e não para pessoas contenciosas. Aliás, se for para participar de um evento em que pessoas com a sua postura bélica estiverem presentes, prefiro dedicar-me a uma tarefa edificante.

Em Cristo,

CSZ

1 de janeiro de 2010 21:02

Ricardo Mamedes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Mamedes disse...

Georges Nogueira, demonstrando ser um adepto da verdade e cristão destemido, responde a ciro Zibordi:

Georges Nogueira disse...

Peço respeitosamente ao pastor Carlos Roberto que me permita me manifestar ainda esta vez, embora meu posicionamento a respeito da Bíblia Dake já esteja claro e concluído.
Peço também perdão aos demais irmãos, visto que falarei de assunto diverso da Bíblia em questão, mas creio que pertinentes a esta discussão.

Ao exaltado pastor Ciro Zibordi: Como eu posso respeitar uma pessoa que ao primeiro sinal de discordância, classifique a um crente que não conhece de agente do diabo e discípulo do inimigo? Que fruto do Espírito é este que o Sr. demonstra? Quanto mais conheço o senhor, mais me decepciono com sua pessoa! Em seu blog, o Sr. age covardemente ignorando os comentários que não lhe são agradáveis. No blog alheio, o sr. tenta agir da mesma forma e quando não consegue censurar quem não pensa como o Sr. parte para a ofensa gratuita? Não é de se estranhar que o Sr. já entre na discussão com medo de que seus desafetos apareçam. Justo o Sr. que deu um verdadeiro "chilique" no início desta discussão alegando que havia sido ofendido? Será que um verdadeiro homem de Deus ajunta inimigos? Provérbios 20.10 para o Sr. Agradeço a Deus por ter me permitido esta experiência com o Sr., pastor Ciro, tão esclarecedora quanto ao seu caráter!

À amada irmã Mírian: Quando a Vítima chega à polícia para denunciar o crime de que foi vítima, ela não pode chegar exaltada, xingando o escrivão e agredindo o delegado, senão quem acaba presa é ela. Disso sei bem porque vivo da advocacia. Minha crítica em relação à Sra. foi construtiva. Apenas lhe peço que reconsidere sua forma de se dirigir aos irmãos que discordam da Sra.
Finalmente, não quero janela ou qualquer outro lugar. Quis apenas expor minha opinião. E muito agradeço pela oportunidade.

1 de janeiro de 2010 22:37

Ricardo Mamedes disse...

E, no final, mostrando bem a qualidade do seu caráter, a firmeza de princípios, a resposta de CIRO SANCHES ZIBORDI, "O APOLOGETA", para Georges Nogueira:

Ciro Sanches Zibordi disse...

Amém, irmão Georges Nogueira! Peço-lhe perdão pela minha grosseria. Eu reconheço que preciso melhorar, e nada como fazer isso em 2010. Ano novo, vida nova! Feliz 2010 para o irmão também!

Agradeço-lhe pelas palavras construtivas! Perdoe-me pelas minhas palavras... É que o irmão disse que irá ficar de olho em mim, no I Encontro de Editores de Blogs Apologéticos. Creio que eu entendi errado. O irmão estará lá para me ajudar em oração, enquanto eu estiver ministrando a Palavra.

Peço-lhe perdão mais uma vez...

CSZ


PS: Agora conclamo aos leitores que façam a sua avaliação com o material que têm aqui, tanto de NEWTON CARPINTEIRO quanto de CIRO SANCHES ZIBORDI, mas se for pouco, há muito material no link: https://www.blogger.com/comment.g?postID=5664859256787086269&blogID=996925250100152873&isPopup=false&page=2 . Façam uma visita e leiam os posts e então promovam a sua conclusão sobre os envolvidos.

Ricardo Mamedes disse...

Sem esquecer ainda o comentário do pastor da AD abaixo:

walter luz disse...

Parece mesmo que no CAMPO DAS IDÉIAS o CIRO só da bola fora ,

Gosta de atacar mas esta sempre em impedimento.

Quando marca gool é contra .

Pede pra sair e quer voltar pra agredir os adversários.

WALTER LUZ

2 de janeiro de 2010 00:22

o menor de todos os menores. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ricardo Mamedes disse...

Newton Carpinteiro,

Não volte mais ao meu blog. Você é um criminoso (difamador), ao postar essas aleivosias contra mim. Descobrirei o seu domicílio, seu endereço e farei uma denúncia formal contra você à Justiça, caso continue a me ofender aqui neste blog, embora tendo sido convidado inúmeras vezes a não mais voltar.

Ricardo Mamedes

o menor de todos os menores. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
o menor de todos os menores. disse...

Caro Ricardo Mamede,

Você decidiu retirar os meus comentários para sugerir que o ofendi?

Você tentar justificar a sí mesmo com a seu título de ADVOGADO?

Você pensa estar lidando com com qualquer um ser humano?

Ameaças me processar, sem saber de fato com quem está lidando? Informas que desejas o meu endereço. Não precisa descobrir eu o darei pessoalmente, para ver até onde desejas chegar.

Informe o seu telefone fixo e ligarei para você, assim, o informarei o meu endereço em viva voz: www.pastor.newton@yahoo.com

O faço desta forma para provar a você, que estás errado em suas especulações, e para que sejas CRENTE de verdade e menos ADVOGADO, principalmente quando se trata do que é espiritual.

O seu problema não é a Lei e sim ser menos agressivo, como foi comigo e foi bem demonstrado. Nem o conhecia, e você me agrediu tôlamente, eu apenas sugeri, o seu controle emocional em sua atitude desnecessária à globosfera, e a sua necessidade de impôr a sua lei.

Creia, que você está em mau caminho, e estou copiando este meu comentário para se desjar o colocar em meu blog como matéria. E se estás disposto a tomar qualquer atitude de um homem comum, a tom, pois, a minha será a de um homem de Deus, sem a necessidade de espescular.

Recorde-se o meu endereço está à sua disposição, basta você, me fornecer o seu telefone fixo, repito, e você poderá desabafar diante de mim.

Com respeito, claro, não sou qualquer um, repito. Respeito é bom e eu gosto! Não se aproveite mais do seu título de ADVOGADO para amendrontar pessoas via internet.

Antes do seu título, eu possuo um ADVOGADO que não precisa de títulos.

O Senhor te ajude!

O menor de todos,

Ricardo Mamedes disse...

Caro Newton,

O seu advogado eu sei qual é: satanás.

Há muito tempo eu venho pedindo ao senhor para não vir ao meu blog com ofensas, mas o senhor continua vindo e sempre renovando as ofensas.

Eu jamais te ofendi, apenas dialoguei com Ciro Zibordi respeitosamente (pointrhema) , um homem adulto, capaz de se defender. O senhor comprou a briga e sim, me ofendeu gratuitamente chamando-me de mentiroso.

A partir daí o senhor começou a empreender uma perseguição contra mim no MEU PRÓPRIO BLOG, como comprovam os seus comentários levianos e sem nexo. Vou deixar os seus comentários aqui. Eu não preciso dizer quem tu és, pois os seus comentários o demonstram: um homem ressentido, magoado, despreparado, desequilibrado. O seu mestre também é assim: afeito a intrigas, provocações, desarmonias, homicídio; pai da mentira. O senhor está se saindo um ótimo aluno!

O senhor, com tais atitudes, está exalando mesmo um cheiro de enxofre. É inimaginável considerar que o senhor é de fato um pastor...

Vou deixar os seus comentários desairosos e ofensivos aqui, para que as tuas próprias palavras deponham contra você.

Eu tenho um Deus, o qual sirvo, que já venceu o seu mestre desde antes da fundação do mundo. O senhor não engana nem mesmo aos homens, muito menos a Deus. As tuas atitudes refletem o mestre que tens.

Porém Deus, que é Todo-Poderoso, poderá resgatá-lo, desde que seja essa a Sua vontade. Estarei orando para que Ele te alcance e o resgata do lago pútrido do pecado.

Em Cristo, que sonda os corações e mentes.

Ricardo

Postar um comentário

Serão sempre bem-vindos comentários sérios, respeitosos e que convidem à reflexão. Se é esse o seu intento considere-se aceito.

  ©A VERDADE LIBERTA, O ERRO CONDENA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo