sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Deus que vive em mim e o outro "deus"









Há algo estranho acontecendo no cristianismo atual: as pessoas são céleres em declarar a sua fé em Deus, exalam essa fé através de inúmeras demonstrações de "espiritualidade", porém, emulam o Criador.

É corriqueiro ver "evangélicos" de todas as correntes (neopentecostais, pentecostaise históricos) declarando uma fé genuína, sem aceitarem, contudo, a plena soberania de Deus.

Uns, querem o Criador lhes servindo, quase como um serviçal, dando-lhe ordens e determinando ações. Outros, negociam a sua "atuação" em suas vidas de várias formas: oferecendo dinheiro em troca de benesses à semelhança de um 'escambo espiritual', ou com pedidos os mais estranhos travestidos de 'oração', ou troca de favores, etc. E há aqueles que ainda são tão espirituais, tão profundamente ungidos, que conversam 'tête a tête' com o criador, como se fossem verdadeiros 'camaradas' em uma prosa entre iguais.

Difícil é encontrar pessoas que vivenciam de fato a soberania de Deus em suas vidas. Não é tarefa fácil 'pescar' nas igrejas homens e mulheres que admitem um Deus absoluto a lhes comandar os destinos conforme a Sua santa e reta vontade. Nas mais das vezes, aqueles mesmos que se declaravam plenamente submetidos ao senhorio de Cristo, negam a sua própria miserabilidade, a total depravação da vontade para buscarem Deus, se agarrando desesperadamente ao inextinguível "livre arbítrio".

Como é difícil acomodar um Deus soberano em um homem dotado de livre arbítrio...! A meu ver, uma qualidade elimina a outra. Ou Deus é verdadeiramente soberano, ou o homem é plenamente livre para buscá-Lo. A se aceitar que o homem é dotado de plena liberdade para ir a Deus, as Escrituras mentem (Jo 6:44, 6:65; Fl 2:13; Rm 8:30, 9:14-23...).

É triste conceber que vivemos uma era de "homens fortes" e de um "deus fraco, menor, de poder atenuado. Reconstroem-se novos olimpos, levantam-se das suas 'madres 'pós-mordernosas' e liberalizantes titãs, deuses humanos, rivalizando com o Deus único.

Enquanto mais crescem os cristãos, novas pesquisas pipocando aqui e ali comprovando o "maravilhoso crescimento dos evangélicos", tanto mais o Todo Poderoso diminui. Ele agora está ofuscado pelo "poder do homem. É tênue a linha imaginária que os separa.

A humanidade está matando Deus a cada momento em que declara pomposamente o seu livre arbítrio, ou quando se iguala a Ele em uma simbiose satânica. Os homens estão assassinando Deus quando O desenham em cores fracas, tornando-O quase invisível, quase confundindo-O com os elementos, ou consigo mesmos.

Conquanto façam tudo para destruí-Lo Ele ainda continuará a ser Deus e viverá nos corações dos eleitos até a consumação dos séculos, quando estes forem definitivamente separados para a eternidade com o Criador.

Enquanto Ele não vem, a minha oração diária será: "Senhor, dá-me forças para perseverar na Sua Palavra, pois sou um pecador miserável e sem qualquer mérito; renova em mim a cada dia a sua graça e perdoa-me pelas minhas fraquezas e iniquidades". Amém.

5 comentários:

Roberto Vargas Jr. disse...

Olá, meu caro Ricardo.
Os homens estão matando, assassinando Deus, você diz. Sim, a cada clamor por autonomia que reflete e é eco do brado "nenhum deus, nenhum senhor", os "crentes" matam Deus em seus corações.
Porém o Deus Absoluto, Infinito, Eterno e Soberano é o Deus Vivo, e não pode morrer. Ai deles quando Ele finalmente revelar a sua santa ira!
E quanto a nós, devemos repetir sua oração: "Senhor, dá-me forças para perseverar na Sua Palavra, pois sou um pecador miserável e sem qualquer mérito; renova em mim a cada dia a sua graça e perdoa-me pelas minhas fraquezas e iniquidades". Amém.
Amém!
NEle,
Roberto

Regina Farias disse...

Eu não abro mão do Deus que existe em mim.
Portanto, a exemplo do Roberto faço minha esta oração:
"Senhor, dá-me forças para perseverar na Sua Palavra, pois sou uma pecadora miserável e sem qualquer mérito; renova em mim a cada dia a sua graça e perdoa-me pelas minhas fraquezas e iniquidades".
Amém!

Danilo Neves disse...

"Vivemos numa era pós cristã". F. Shaeffer se referia grandemente ao avassalador impacto do liberalismo teológico na Europa e do ceticismo materialista das filosofias.

Em nosso país não reformado, de teologia originariamente católico romana e crescente na teologia mistica de várias linhas (neo)pentecostais (fortemente marcada com traços gnósticos, segundo M. Horton), o que podemos esperar?? Somente uma nova Reforma e um Avivamente da igreja brasileira.

De início, vem a negação dos atributos de Deus e da exaltação da teologia antropocêntrica (a teo de "homens fortes" como o irmão disse) e por fim se prega uma coisa que o apóstolo Paulo chamou de outro evangelho (Gl 1). Ser otimista com a igreja evangélica brasileira em sua teologia e prática só é possível se conversarmos no "campo dos avivamentos na história da Igreja" e crermos firmemente no poder de Deus para restaurá-la.

Abaixo segue um link importante dentro do contexto do seu post, irmão.

http://www.youtube.com/watch?v=sXlxDLM_ODs&feature=player_embedded

Um abç, Ricardo!

Ricardo Mamedes disse...

Olá Danilo,

Muito obrigado pela visita, será sempre um prazer recebê-lo. muito bom o vídeo indicado, este eu ainda não havia assistido.

A questão da soberania de Deus e da responsabilidade humana sempre me fez refletir muito, tentando chegar a uma resposta plausível, lógica. Mas desisti, pois - voltando ao que eu disse no seu blog -, a lógica de Deus é muito superior à nossa. Jamais poderemos apreendê-Lo na Sua plenitude, simplesmente porque Ele é Deus.

Um grande abraço, meu irmão!

NEle

Ana claudia disse...

Oi graça e paz, estou fazendo uma visitinha em seu blog, gostei muito. A frase acima em resposta ao irmão Danilo, quando disse: A lógica de Deus é muito superior a nossa, me chamou a atenção, pois tenho pensado muito sobre o conhecer Deus. Acredito que nem a mais bela canção, nada do que possamos pensar, nada poderia descrever o que Ele é, ou nos levar a conhecê-lo na sua totalidade, me sinto tão limitada pra isto. Enfim, uma coisa eu sei, Ele é meu Pai e eu filha´do Deus de toda a graça e no momento isso me basta. Desculpe esta intrusa em seu blog, oK? rsrs Semana de renovo, paz.

Postar um comentário

Serão sempre bem-vindos comentários sérios, respeitosos e que convidem à reflexão. Se é esse o seu intento considere-se aceito.

  ©A VERDADE LIBERTA, O ERRO CONDENA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo