segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Amizades e encontros


Acabei de chegar do 12° Encontro da Fé Reformada em Manaus e foi algo magnífico. Ficamos um longo tempo discutindo os pormenores da viagem - eu e alguns amigos -, decidindo os detalhes, e, como sempre, no instante em que decidi fazer as inscrições, fui informado que no dia anterior havia escoado o prazo. O pior é que eu já havia comprado as passagens aéreas, feito as reservas em hotel, sem contar a expectativa criada em torno da viagem. Obviamente, seria uma baita frustração ver tudo ir por água abaixo nos últimos minutos do "segundo tempo". Ora, pensei cá comigo, sempre é possível tentar. E tentar, no caso, seria ligar para os organizadores a fim de, se necessário, empreender o chororô dos atrasados.

Liguei então para o pessoal de Manaus e tive certa facilidade para efetuar as inscrições, especialmente quando souberam que éramos de Mato Grosso. As inscrições foram então feitas em meu nome e em nome do pastor da minha igreja, Abceil Luis da Silva Filho, uma vez que havíamos combinado de ir juntos. Tudo certo, graças a Deus!

Ocorre que eu já havia entrado em contato anteriormente com o meu irmão e amigo Paulo Brasil (através das escrituras), residente naquela cidade de Manaus, a fim de marcar um encontro, posto que nos conhecíamos apenas via blog. Qual nao foi a minha surpresa quando o referido irmão não somente nos convidou para ficarmos hospedados em sua casa, como nos "intimou" a isso, de tal maneira que fui obrigado a cancelar as reservas no hotel. E posso assegurar que foi a melhor coisa que aconteceu, uma vez que o contato próximo que mantivemos com o Paulo (eu e o Pr. Abceil) foi verdadeiramente enriquecedor! A recepção foi magnífica, aquela amizade que vínhamos nutrindo virtualmente se transformou em realidade.

Entretanto, devo voltar um pouco no tempo e falar sobre o meu amigo, irmão e companheiro "herege" (obviamente uma brincadeira que usamos entre nós) Leonardo Bruno Galdino, membro dos blogs 5calvinistas e opticareformata. Pois bem, já há algum tempo ele foi o primeiro a decidir ir para o encontro da fé reformada em manaus, tendo convidado todos os amigos para também acompanhá-lo. Conversa vai, conversa vem, decidi que iria, mas, como bom brasileiro, deixando tudo para a última hora.

Sem mais delongas, o fato é que nos encontramos no segundo dia, admirando-me por ter sido quase que imediatamente reconhecido pelo Léo, principalmente porque a minha foto no blog é muito pequena. Mas não é que o meu companheiro de blog já foi logo me saudando com um " e aí herege"...! O nosso contato foi travado com intensa alegria , como se fôssemos dois amigos de longa data.

Ao longo do "Encontro" desenvolvemos uma grande camaradagem, entremeada de brincadeiras, provocações, risadas e galhofas, o que rendeu momentos de verdadeira descontração. E, eventualmente, falamos sobre coisas sérias. Nesses momentos, pude constatar a grande inteligência do nosso provável "capelão". Quase um garoto e já com tanta bagagem teológica...

Aquele almoço que havíamos combinado outrora tornou-se realidade, e eis que, como testemunha ocular, pude comprovar que o Sargento é mesmo bom de garfo. Para não fugir à regra, passamos ao consumo das comidas típicas, finalizando o almoço com um ótimo açaí. Logo à noite comprei alguns livros, colocados à venda por um ótimo preço na biblioteca montada nas instalações da igreja, sendo dois deles mediante a indicação do Leonardo.

Posso dizer que tenho mais um grande amigo na pessoa do jovem Léo. Eu e o meu pastor - que também o apreciou sobremaneira - estamos pensando em trazê-lo até a nossa igreja, quem sabe no próximo aniversário... Oraremos para que Deus providencie tudo, caso seja da Sua vontade.

Os dias que passamos na companhia do irmão Paulo Brasil também foram incríveis. Fomos agraciados com a sua bondade e com a ótima companhia, dele e da sua simpaticíssima esposa Glória. Eu e o Pastor Abceil aprendemos com eles por intermédio das longas conversas que tivemos, tanto de cunho teológico como pessoal. Sou grato a Deus pela vida desses irmãos. Serei eternamente grato a eles pelo tratamento com que nos brindaram. Que Deus os abençoe ricamente queridos irmãos! Espero recebê-los todos em minha casa - e que seja em breve. O convite está feito.

Para coroar, ainda pudemos reencontrar o Rev. Tarcízio Carvalho, um dos preletores da conferência, que há pouco tempo nos visitara em nossa igreja.

Quanto ao encontro propriamente dito, posso dizer que apreciei todas as palestras, com especial ênfase naquelas proferidas pelo Pr. Tedd Tripp, de cunho pastoral e voltadas para a família. Em outro momento, talvez, eu discorra sobre o evento e as palestras.

Meu último pedido é para que Deus abençoe meus antigos amigos virtuais, agora reais, com toda sorte de bênçãos espirituais!


2 comentários:

Pr. Silas Figueira disse...

Graça e paz Ricardo.
Isso que bênção, aproveitar de um excelente congresso e ainda comer, beber, dormir e não pagar (rs). É muito bom quando temos a oportunidade de conhecermos pessoas que nos são tão queridas, mas distante de nós. Recentemente estive no Peru na casa do Leonardo Gonçalves do Blog Púlpito Cristão, foram dias maravilhosos para nós também. Quem sabe um dia o Senhor nos dê também a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente.
Fique na Paz!
Pr.Silas Figueira

Paulo Brasil disse...

Amado Irmão Ricardo,

foram para mim e minha esposa momentos de grande refrigério para nossas almas.

continuaremos devedores dos Irmãos.

Abraços na família e no amado Abceil


Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.(Hb 13:2)

Postar um comentário

Serão sempre bem-vindos comentários sérios, respeitosos e que convidem à reflexão. Se é esse o seu intento considere-se aceito.

  ©A VERDADE LIBERTA, O ERRO CONDENA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo