sexta-feira, 15 de julho de 2011

Laodicéia: o triste estado de uma igreja morna


Por Rev. Abceil Luiz da Silva Filho


APOCALIPSE DE JOÃO 3.14-22

14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;17 pois dizes Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. 18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. 21 Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

INTRODUÇÃO

Este é um dos textos mais reconfortantes das escrituras sagradas. Não obstante ser um dos mais duros ele traz consigo um convite gracioso de um Deus tão grande a um filho rebelde.

Às vezes fico pensando, não deveria ser assim, Deus é bom demais para conosco, mas todos nós temos um pouco do Israel rebelde.

Todos nós temos um pouco de Laodicéia dentro de nós e por isso esse texto é maravilhoso, esse Deus grandioso está sim interessado por seres tão pequenos e errantes como nós, e quando ele escolhe alguém, faz de tudo para que sempre volte ao caminho.

Deus permite e tolera todos os nossos deslizes e devaneios pelas sendas do pecado.

E é desse contexto malvado que ele muitas vezes nos faz o convite da graça, nos chamando para novamente desfrutarmos de comunhão intima e plena com Ele.

CONTEXTUALIZAÇÃO

A IGREJA fica em LAODICÉIA14 (Cl 4.13-16).

Uma Cidade da PROVÍNCIA romana da ÁSIA. Assim como as demais igrejas era uma cidade costeira na qual havia uma confluência de estradas, que dava pra três direções. Dai sua importancia comercial, razão para que ela se transformasse numa das mais ricas cidades daqueles dias.

Fora isso era uma cidade onde a medicina estava mais avançada e se acredita que de lá surgiu um importante colírio para os olhos.

Laodicéia, alem disso, era uma cidade turistica, pois nela havia fontes de águas termais.

Nesta cidade havia uma igreja que desfrutava dos privilégios culturais e financeiros advindos da sua localização e, principalmente, do avanço médico: a igreja de Laodicéia, mostrada pelo texto. E ao pastor desta igreja se direciona uma das sete cartas do apocalipse.

Como em todas as outras igrejas percebemos que é responsabilidade do pastor (anjo) repassar fielmente aquilo que está escrito nas cartas.

A carta não lhe é endereçada, está endereçada à igreja, mas deve passar por ele e das mãos dele Deus irá cobrar a fidelidade absoluta.

Portanto, ai dos pastores que:

Jer 23:1 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! — diz o Senhor.

E se você é daqueles que acham que não devemos falar contra tais pastores, ao profeta Ezequiel Deus disse:

Ez 34:2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos!...

Ao pastor não é dado fazer mais do que entregar a palavra escrita.

1ª PARTE: EXERCÍCIO DE LIMPEZA E CLASSIFICAÇÃO.

1. LIMPEZA.

Pelo que foi indicado o clímax do texto se encontra no verso 18.

18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

E não poderia deixar de ser diferente, esse verso marca a virada do texto. Nele se extraem dois assuntos principais: mostrar a tragédia que é ser morno, e a grandiosidade do amor de Cristo.

O verso 18 se posiciona como o elo, o marco. Ele é maravilhoso.

Com este pano de fundo histórico em mente começamos com nosso primeiro assunto:

TEMA 1: “LAODICÉIA O TRISTE ESTADO DE UMA IGREJA MORNA”

A IGREJA DE LAODICÉIA era morna15 e 16.

15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.

Começamos afirmando que A IGREJA DE Laodicéia não passara DESPERCEBIDA pela história. Jesus lhe adverte como faz com todos.

15a Conheço as tuas obras...

Tais obras identificadas como um pecado é de toda igreja.

Não há os “demais” de Tiatira

Ap 2.24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina...

Ou “alguns” de Sardes

Ap 3.4 Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram.

Esta igreja estava toda prejudicada por uma vida pecaminosa.

E o seu problema:

- não eram nem quentes e nem frios.

Quando olhamos para o verso 15 percebemos que o que se esperava deles era que, ou fossem quentes ou frios, e nunca o meio termo. Isso se percebe pela expressão:

15c... Quem dera fosses frio ou quente!

Eram mornos.

A palavra “χλιαρος chliaros” significa “indiferente”; “frouxo, sem energia, insipido, monótono”.

Uma igreja quase que totalmente intragável. Sem utilidade cristã alguma.

Mas é intrigante por que Jesus usa uma figura de linguagem para apontar o seu pecado que era muito conhecido dos laodicences.

Laodicéia ficava próximo a uma cidade chamada Hierápolis, uma cidade onde havia fontes termais com alto valor terapêutico.

Estas mesmas águas corriam para Laodicéia, porém, já em Laodicéia perdiam sua temperatura.

Chegavam, mas chegavam indiferentes, sem a energia da sua origem, sem o seu calor.

Uma água que nem despertava ou energizarva o soldado, e nem curava suas feridas.

Um estado de mornidão é preconizado por aqueles que acreditam na sua autossuficiência:

17a pois dizes Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma...

Acreditavam que estavam de bem com a vida. Em paz com Deus e com seus seleiros abastados. Acreditavam que sua prosperidade vinha e provinha de Deus. E por isso estavam tranquilos em relação à sua espiritualidade.

Segundo Hendriksem, um dos grandes comentaristas do livro de apocalipse, os laodicences jamais entrariam no templo como entrou o publicano:

Luc 18:13 ...estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!

Eles acreditavam então que haviam chegado ao ponto ideal: não precisamos de nenhuma mudança. Não somos frios como as águas da reserva, mas também não somos quentes como a primeira piscina das águas quentes. O que eles consideram o ponto, e queriam que Jesus tragasse, é exatamente o que ele condena.

Vejam só:

· “Com o pagão, que está entre aqueles que nunca tiveram contato com o evangelho, e que são, portanto, “frios” com respeito ao evangelho, você pode fazer alguma coisa”.

Portanto há esperança!

· “Com cristãos sinceros e humildes você pode trabalhar com alegria”.

Uma grande verdade. É bom trabalhar com um grupo assim!

· “Porém, com aqueles semelhantes aos de LAODICÉIA, que dizem: “aqui todos somos pessoas muito boas”, ninguém pode fazer nada”.

Então a única proposta viável a eles é exclamada por Jesus:

15b Quem dera fosses frio ou quente!”

E por que não eram assim Jesus lhes adverte:

16bestou a ponto de vomitar-te da minha boca”.

Estou para vomitá-los da minha boca, que é exatamente o máximo que vocês conseguem chegar, pois garganta abaixo eu nos os engulo.

Concluamos esse ponto com duas aplicações.

1. Quantos do cristianismo de hoje estão vivendo como os de Laodicéia, talvez aos seus olhos vivendo o melhor do cristianismo, pois estão gozando das bênçãos da prosperidade material, e talvez até acreditam que chegaram no auge da fé. Descobriram a fonte. E, na verdade, sua segurança está firmada num fio de teia de aranha tão fino que ele está para despencar, mas não sabe, pois aos seus olhos o fio é grosso e resistente como aço.

2. Quantos estão na igreja hoje servindo a Cristo, mas indiferente ao que ele fala. Sem nenhum esboço de mudança. Fracos diante de ameaças insignificantes. Insípidos e sem nenhuma interferência no cosmos dominado pela tirania satânica.

Você é morno assim?

Só existem duas alternativas apontadas aqui:

Seja frio. Negue a fé e pague pra ver!

Ou, seja:

Rom 12:11 sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;

Os desdobramentos desse quadro de mornidão vemos com a segunda lição do texto:

A IGREJA DE LAODICÉIA era aos olhos de Deus17:

17 pois dizes estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

Ø INFELIZ – de “ταλαιπωρος talaiporos” é AQUELE que desfruta constantemente a dureza de vida; “o infeliz é o aflito, o desgraçado”.

Ø MISERÁVEL – de “ελεεινος eleeinos” – é o DIGNO “de lástima”.

o O misarável é aquele que desperta paixão ao mesmo tempo em que inspira desprezo. É um indigente.

Ø POBRE – de “πτωχος ptochos” é o “mendigo, impotente, necessitado em todos os sentidos”.

o A palavra é originária da palavra “πτωσσω posso” que significa “rastejar”,

Ø CEGA!

Ø E NUA – de “γυμνος gumnos” é o “despido ou mal vestido de alguma forma exposto”.

Imaginem um indivíduo que tem todas estas cinco características combinadas.

Na história do povo de Deus houve uma época em que se acreditou nisso. Em Oséias vemos o povo dizendo:

Oséias 28 Contudo, me tenho enriquecido e adquirido grandes bens; em todos esses meus esforços, não acharão em mim iniqüidade alguma, nada que seja pecado.

A resposta de Deus foi vista a seguir:

9 ...eu sou o Senhor, teu Deus, desde a terra do Egito; eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias da festa.

A igreja de Laodicéia aos olhos de Deus não era nada.

Que eu e você não sejamos assim.

Mas todo esse quadro não é irrecuperável. Existe uma solução apontada pelo próprio pai. É o que veremos em nossa terceira lição.

A IGREJA DE LAODICÉIA precisava urgentemente de um investimento eterno 18 e 19.

18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

1) PRECISAVAM FAZER UM INVESTIMENTO EM OURO ETERNO18.

Mat 6:19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam.

E em Lucas a ênfase é tão forte que o vemos dizer:

Luc 12:33 Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome,

2) PRECISAVAM COMPRAR VESTIDURAS BRANCAS18:

ü Roupas manchadas expõem nossa vergonha, mostram nossa natureza. Revelam nossa condição. As vestes espirituais de toda pessoa que ainda não passou por cristo são totalmente manchadas aos olhos do pai.

ü Mas outro sentido nos dá a entender que eles, na verdade, não só usavam roupas manchadas, mas que também expunham sua nudez e pobreza diante de Deus. As vestes que usamos quando nos entregamos a cristo, não só cobrem nossa nudez espiritual, como também nos apresentam limpos diante de Deus. Não por nossos méritos, mas pelos méritos de cristo.

3) PRECISAVAM COMPRAR COLÍRIO PARA OS OLHOS18;

Elas não eram cegas, mas havia uma doença grave e que impedia que vissem com clareza as coisas concernentes à vida com Deus. Essa miopia exagerada poderia ser curada com um colírio. O colírio de que tanto precisavam era extraído, não de uma planta, mas dos papiros onde estavam escritos a vontade de Deus.

4) A IGREJA DE LAODICÉIA PRECISAVA SE ARREPENDER19.

Precisavam tão somente dar meia volta. Ir na direção contrária de onde estavam indo. Precisavam se aquecer na obra do senhor reconhecendo que sem Ele não eram nada. Precisavam voltar a se ver como publicanos pecadores que eram.

Hendriksen faz uma indagação pertinente aqui:

- “Como podem os que são pobres comprar alguma coisa?”.

Vale também para nós. Como podemos fazer esse investimento eterno?

O profeta Isaías já havia respondido e ainda responde:

Isaías 55.1

1 O Senhor Deus diz: “Escutem, os que têm sede. venham beber água! Venham, os que não têm

dinheiro: comprem comida e comam. Venham e comprem leite e vinho,que tudo é de graça.

O próprio Jesus no finalzinho de suas recomendações em apocalipse:

Ap 22.17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

CONCLUSÃO:

TEMA 1: “LAODICÉIA: O TRISTE ESTADO DE UMA IGREJA MORNA”

1ª lição:

A IGREJA DE LAODICÉIA era morna15 e 16.

2ª lição:

A IGREJA DE LAODICÉIA era aos olhos de Deus: infeliz, miserável, pobre, cega e nua17:

3ª lição:

A IGREJA DE LAODICÉIA precisava urgentemente de um investimento eterno - 18 e 19.

1) PRECISAVA FAZER UM INVESTIMENTO EM OURO ETERNO18.

2) PRECISAVA COMPRAR VESTIDURAS BRANCAS18:

3) PRECISAVA COMPRAR COLÍRIO PARA OS OLHOS18;

4) PRECISAVA SE ARREPENDER19.

22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

*Sermão/estudo ministrado na IPB de Araputanga-MT em 03.06.2011, pelo Reverendo titular, Pr. Abceil Luiz da Silva Filho

3 comentários:

Ricardo Mamedes disse...

Assisti ao sermão e posso garantir que foi especial. O Pr. Abceil é um exegeta profundo, com grande entendimento bíblico. Diz não parecer ser "pastor", por não se vestir como tal, por não impor qualquer distância com o rebanho (e vemos tanto isso hoje...) e , finalmente, por não se sentir especial.

Da minha parte, gosto dessas suas características, assim como aprecio sobremaneira a sua luta feroz contra as heresias que grassam atualmente pelas igrejas, até mesmo de confissão reformada. Ambos somos contra modismos gospel, talvez por isso nos damos tão bem.

A partir de agora o Pr. Abceil será um colaborador deste blog, para honra e glória do Eterno.

Ricardo.

Donizete disse...

Caro Ricardo.
Muito bom o sermão/estudo do Pr Abceil. Ele explorou muito bem os trocadilhos que a carta faz em relação as particularidades da cidade de Laodicéia. A cidade tinha um forte centro bancário, era famosa pela fabricação de lã e tapetes, tinha uma tradicional escola de medicina com a especialização na fabricação de colírios. Mas convivia com um sério problema de abastecimento de água, que ao percorrer uma longa distancia canalizada por dutos chegava morna no ponto onde os habitantes faziam a captação. Também creio que o texto alegoricamente faz referência a funcionalidade daquela igreja, que a exemplo da água morna não tem nenhuma função. ou seja, não é quente o suficiente para ter o efeito medicinal termal e nem fria para trazer o refrigério a sede. O que o texto em questão não sugere é os três níveis de espiritualidade como muitos ensinam. Pois numa escala de valor tanto individual como coletivo, o estado menos produtivo da vida cristã, racionalmente falando seria o frio.
Um abraço.

Ricardo Mamedes disse...

Donizete,

Excelente compilação do texto, sintetizada em seu comentário. A mim, parece que ser morno é pior, uma vez que não se assume qualquer posição, estando meio que à deriva, por isso Deus se diz a "ponto de vomitar". O meio termo busca características de ambos os lados, mas sem se definir, talvez por isso o vocábulo "morno", nem frio e nem quente. Nesse diapasão, os que não se definem por um lado ou outro, não merecem mesmo a mínima consideração.

Grande abraço e seja bem-vindo.

Ricardo.

Postar um comentário

Serão sempre bem-vindos comentários sérios, respeitosos e que convidem à reflexão. Se é esse o seu intento considere-se aceito.

  ©A VERDADE LIBERTA, O ERRO CONDENA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo