quinta-feira, 23 de junho de 2011

Amor incondicional a Deus



E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28).

A espiritualidade de então, vendida diariamente pelos meios de comunicação de massa, salvo raras e esparsas exceções, "comunica" aos ouvintes e assistentes algo contraditório e frontalmente antagônico com aquilo que está dito expressamente no verso bíblico em epígrafe. Os seguidores dessa corrente fazem as suas próprias interpretações das Escrituras criando um contexto artificial que os satisfaça, e de pronto afastam os dissabores da vida, as intempéries pelas quais todos nós cristãos, vez ou outra, passamos; as aflições e sofrimentos que nos acometem.

Os acontecimentos da vida muitas vezes nos oprimem. Há percalços e mais percalços pelos quais passamos, até que em certo momento chegamos a pensar que não suportaremos. Vemos diariamente o contraponto, que é o sucesso de inúmeros ímpios, a ponto de parecer que "eles não sofrem e que tudo dá certo para eles", ao passo que nós, verdadeiros adoradores do Deus altíssimo, somos muitas vezes vergastados por um um chicote invisível.

Ledo engano. Peca-se por não se entregar à verdadeira compreensão do contexto bíbilico, por isso mesmo os incautos seguem, cegamente, uma pregação tortuosa que se repete pelos meios de comunicação, expressando um humanismo roto que em nada espelha a verdade das Escrituras.

Com efeito, todas as coisas de fato cooperam para que sejamos conformes à imagem de Cristo, morto em nosso lugar e por nós sofrendo a maldição da Lei. Ainda que seja o mal a nos afligir, devemos nos lembrar que "o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe" (Hebreus 12:6). Se não fosse assim, para que fiquemos em um único exemplo, basta que nos lembremos de todas as tribulações pelas quais Jó passou, ainda que não houvesse "servo como ele sobre toda a terra".

A principal razão do desvio dotrinário a que se abandonam os anunciadores da "vitória" está na crença humanista que professam. Eles esperam muito deste mundo, estruturam a sua casa não sobre a Rocha, mas sobre areia movediça, buscando a satisfação material como objetivo final e criando um deus que lhes seja submisso; espécie de gênio da lâmpada que lhes satisfaça os desejos. No entanto, o mesmo contexto bíblico nos diz peremptoriamente que (...) "as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada (Romanos 8:18).

A partir do momento em que a esperança do homem se harmoniza com as coisas deste tempo presente, aqui mesmo ele terá o seu galardão, porque nós, depois de redimidos, nos tornamos "peregrinos e forasteiros no mundo" (1 Pedro 2:11). E como cidadãos do céu, havemos de almejar as coisas do céu, buscando, outrossim, sermos conduzidos por Cristo.

Sim, de fato fomos conformados à imagem de Cristo, por isso haveremos de suportar aquilo que foi decretado por Deus na eternidade, já que essa conformação resta bem retratada pelos versos 29 e 30 do mesmo capítulo 8 de Romanos:

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Eis que, ainda que venham as adversidades, glorifiquemos a Cristo a tempo e hora, até que ele volte e separe os seus para com eles dividir a eternidade no céu, onde as belezas e a felicidade não podem ser mensuradas pela inteligência humana.

Maranata!

4 comentários:

Paulo Brasil disse...

Irmão,

que beleza de texto.

Sem a pretensão de concluí-lo (pois, efetivamente não necessita), cito:

"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica;Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor".

Ricardo Mamedes disse...

Paulo, caro irmão,

Para te dizer a verdade, quase citei essa passagem em Romanos 8, mas, para que o post não se alongasse, resolvi deixá-la fora. Isso no entanto comprova que pensamos de certa forma semelhante. São as tais "coincidências" guiadas pelo ES.

Esse texto bíblico me veio à mente ontem à noite, quando eu pensava em alguma passagem bíblica para ministrar um estudo hoje, em casa de irmãos. Nos reunimos todas as sextas e nesta, o pastor me incumbiu de levar a Palavra. Com base no texto desenvolvido, vou fazer o esboço e espero que Deus me ilumine, para honra e glória d'Ele mesmo.

É sempre um prazer tê-lo por aqui meu irmão!

Ps: Aceito ajuda para o esboço, principalmente vindo de um pastor com o seu conhecimento bíblico (hehehe).

Deus o abençoe.

Ricardo.

Nubia Santos disse...

Mensagem edificante.Gostei muito do seu blog e já estou te seguindo .Adoraria tê-lo em meu blog também : http://eupossofazeradiferenca.blogspot.com/
Deus te abençõe.

Ricardo Mamedes disse...

Núbia,

Já fui até seu blog e gostei dos textos que li. Irei lá para ler mais textos, com mais tempo. Agradeço a sua visita e a convido a voltar sempre. Sinta-se em "casa".

Ricardo.

Postar um comentário

Serão sempre bem-vindos comentários sérios, respeitosos e que convidem à reflexão. Se é esse o seu intento considere-se aceito.

  ©A VERDADE LIBERTA, O ERRO CONDENA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo