terça-feira, 5 de outubro de 2010

Resposta ao Danilo Fernandes do Genizah



Posso dizer que frequento poucos, pouquíssimos blogs na atualidade, mantendo-me estritamente na seara dos reformados, via de regra. Primeiro, porque não tenho tempo, e, segundo, por exigências pessoais quanto aos seus conteúdos.

Em razão dessas exigências, há alguns meses deixei de frequentar o genizah do Danilo Fernandes. Sou um crítico por natureza e gosto de polemizar, e em razão dessa minha característica, consigo suportar também as piores críticas. Ora, são os ossos do ofício! Como dizia o Vicente Mateus, "quem entra na chuva é pra se 'queimar". O Danilo Fernandes, por seu turno, ama criticar a tudo e a todos, mas não consegue conviver com críticas quando elas se voltam contra a sua pessoa.

Pois bem, depois de longo tempo voltei recentemente ao Genizah e ao brilhantíssimo Danilo Fernandes para comentar, 'en passant', um texto onde ele estranhamente alivia com o Marco Feliciano (aqui) depois de longos e contínuos embates com o referido pastor. Sem mais delongas, reproduzo abaixo o meu comentário àquele texto:

... De fato, as pessoas são muito, mas muito dinâmicas. Ah como mudam...!

Eu pergunto: bastou uma única "entrevista" com o Pastor Marco Feliciano para que houvesse uma mudança assim tão abrupta Danilo? Engraçado é que essa sua mudança veio, pelo menos formalmente, hoje, dia 04 de outubro, após a eleição do antes famigerado (in)Feliciano.

Eu diria que o poder às vezes é capaz de amolecer os corações mais empedernidos... Ou não? Hehehe.

Ps. E, por favor, publique este comentário.

Ricardo.

Mamede, Eis que voce aparece por aqui.

Vamos por partes: (1)Esta dito por escrito 3 vezes. falado na entrevista duas vezes que eu não vou pegar leve com ninguem. (2) Eu conversei algumas horas com o Feliciano, não foi apenas esta entrevista. Na verdade há mais material particular. (3) Como disse, e ele confirma, me ofereceu trabalho de consultoria em marketing. Eu não aceitei, mas poderia. (4) Mamede eu não me vendo, se não deu para voce percebe, além de carater, não me faltam: bons relacionamentos, inteligencia, dinheiro e talento no que faço para sempre manter em qualquer coisa que eu faça um "tô fora" no final do túnel.

Eu sei que inveja bate mesmo. Mas passa meu amigo. Ora que passa.

Eu botei o Marco em saia justa e ele se saiu bem. Arranquei o que deu para arrancar naquelas cisrcusntancias. Eu agi como sempre faço. Usando de humor e sarcasmo. Coisa de gente inteligente.

Mas ligue não. Vou ao programa dele e pergunto mais: O que voce quer saber, diz pra mim?

Leia o post alem do vídeo. Veja o cenário todo. Eu naõ estava ali de passeio na feira não camarada, tava trabalhando e muito. Tinha uns dez clientes lá.

Tambem não demorei a divulgar o video de porposito não meu caro. Isto fico a cargo da Creio que tentava limpar o som.

O status do deputado Feliciano não me seduz. Acabei de fazer 4 campanhas eleitorias e elegi dois federais e uma estadual.

E só para terminar, porque hoje eu estou de muito bom humor, pois ganhei muito nesta eleição, vou te contar que ouvir do Feliciano que o Genizah fez ele pensar e largar a teologia da prosperidade foi o máximo. Melhor ainda: Os tais videos, que me xingaram tanto por eu estar "brincando com o ES" eram mesmo fake.

Mamedes, sou um cara realizado, na risada, no bom humor, mudei algumas coisas importantes. Como disse o Pr. Altair, agora paradigmas intocados estão no chão.

Sabe Mamedes, não sou dono da verdade e erro. Feio. Errei com o Severo porque fui de um blogueiro babaca e bati demais no cara. Me arrependi e pedi perdão a ele. EM silencio, só eu e ele. Como tem de ser.

E você até hoje, guarda este ódio todo, esta vontade de ser estraga prazeres.

Mais tarde, quando abrir a minha veuve clicquot milesimè de U$ 400 a garrafa, para comemorar mais esta, lembro de voce e brindo a sua felicidade.

Abração


Danilo

Pensando bem, a resposta do Danilo acima transcrita é autoexplicativa e prescinde de outros quaisquer comentários ou explicações. A palavra escrita conta a história de quem a escreve, desenha a sua personalidade e caráter, ainda que sob as dissimuladas máscaras (etéreas) com as quais se cobrem. Logo, a resposta do Danilo Fernandes à minha pequena crítica conta quem ele é. Contudo, vejamos rapidamente algumas características que emergem da pérola:

1) autoexaltação - o apologista é célere em propagandear as suas "qualidades/capacidades", assim entendidas, o dinheiro que tem, as "riquezas" que possui, o que amealhou nesse pleito político com a sua consultoria e, supremo "bom gosto" , a marca da champagne que bebe, acompanhada do preço da bebida em $; tudo com o intuito de desqualificar o opositor.

2) tentativa de desqualificar o interlocutor com ' argumentus ad hominen' :

  1. Ad hominem (abusivo): em vez de atacar uma afirmação, o argumento ataca pessoa que a proferiu.
  2. Ad hominem (circunstancial): em vez de atacar uma afirmação, o autor aponta para as circunstâncias em que a pessoa que a fez e as suas circunstâncias.
  3. Tu quoque: esta forma de ataque à pessoa consiste em fazer notar que a pessoa não pratica o que diz.
Com efeito, o grande apologista das massas preferiu atacar-me a atacar o meu argumento, tachando-me de invejoso, ressentido e estraga-prazeres, sem, porém, explicar a origem de tamanho sentimento de rejeição que nutro contra ele. É a mistificação própria daqueles que não possuem bons argumentos, que sejam bem fundamentados, ou assentados em verdades.
Certamente não tenho contra o Danilo Fernandes qualquer sentimento negativo daqueles alinhavados em seu comentário tão "subversivo" e exaltado. Nadinha. Tão somente processo na minha mente o que leio, julgando bom ou ruim, verdadeiro ou falso. E às vezes critico.
Quanto à propalada inteligência tão "esmeradamente" propagandeada, é melhor que o apologista cuide das letrinhas, da concordância e regência, da ortografia, etc, a fim de que os seus escritos - a teor do citado comentário em epígrafe - não o desmintam. Trate, pois, as palavras, com o zelo que elas merecem e requerem, para que a realidade não desminta o marketing. Mesmo porque, as normas vigentes, especialmente o Código do Consumidor, sancionam a propaganda enganosa.
Quanto ao tolo, uma vez tolo, sempre tolo.
Ps: eu deveria mesmo seguir o conselho de um grande amigo e deixar sem resposta, mas sou mesmo rebelde...

30 comentários:

ALESSANDRO DE JESUS CASTRO disse...

TAMBÉM ESTOU MUITO DECEPCIONADO E SURPRESO COM A ARROGÂNCIA DESTE CRITICO QUE NÃO ACEITA CRITICAS, VI O VIDEO E TAMBÉM ACHEI QUE ELE "AMARELOU' NA FRENTE DO FELICIANO...KKK

Filósofo Calvinista disse...

Caríssimo:

Botou pra quebrar no Danilo..rs. Ele é muito bom mas...amarelou mesmo..rs. Claro que isso ñão vai agora desmerecer o importante trabalho e contribuição para a "limpeza" do "evangelicalismo" brasileiro. Contudo, é bom ouvir comentários e psotagens como as suas. Parabéns.

Ricardo Mamedes disse...

Alessandro,

É um prazer recebê-lo por aqui. Quanto ao apologista, vejo que você apreendeu bem o que aflorou do fato (Feliciano).

Grande abraço e volte sempre!

Ricardo.

Ricardo Mamedes disse...

Filósofo, caro amigo e irmão!

Olha, estou em dívida com você, pois não tenho comentado em seu blog. Todavia, saiba que é puramente por falta de tempo, mas tenho lido sempre os seus ótimos textos, publicados em seu blog.

Concordo com o seu comentário, realmente não quero atacar de forma alguma o trabalho apologético do Genizah, mas também serei tão criterioso quanto é o referido blog, ao criticar atitudes dúbias como essa do Danilo.

E sabe, eu já deixei de acreditar em "contos da carochinha" desde os meus 05 anos de idade (rsrsrs).

Abraços meu irmão e obrigado pela visita e comentário.

Ricardo.

Adriana disse...

As mascaras caem, mais cedo ou mais tarde.
Parabéns por "promover" o embate elucidativo.

Abs

Adriana Chalela Curdoglo

Ricardo Mamedes disse...

Adriana,

Bom vê-la por aqui, pois, se não estou enganado, deve ser a sua primeira vez. É claro que sempre acompanho os seus comentários lá no "Bora Ler", cuja autora é amiga comum. Além do que, já fui ao seu blog várias vezes, podendo atestar os ótimos textos de sua autoria.

Quanto às máscaras, de fato, elas não se mantém indefinidamente, como a mentira, que também não dura para sempre. Há momentos em que a verdadeira criatura emergirá, mais cedo ou mais tarde.

Obrigado pela visita e volte sempre.

Ricardo.

milerfreitas disse...

...Me arrependi e pedi perdão a ele. EM silencio, só eu e ele. Como tem de ser.

Se "bateu" publicamente, tem de se desculpar de forma compatível. PUBLICAMENTE. O Danilo se revelou muito incoerente nestes textos.

Em uma coisa eu me identifico com o autor do blog: gosto de criticar e polemizar (muito), também sei suportar críticas. Tristemente muitos donos de blogs e púlpitos apologistas não suportam a menor crítica que seja.

Seu texto é brilhante, só não sei se as motivações do Danilo são mesmo financeiras, mas que ele mudou, isso ele mudou.

Ricardo Mamedes disse...

Caro Maxmiller,

Eu também não posso afirmar e de fato não afirmei que a motivação do Danilo é financeira, mas que é estranha, isso é. Bom mesmo seria se ele nos contasse, explicasse direitinho... aliás, desde que ele constituii o Genizah vem batendo no novel deputado e agora, abruptamente, muda...

Concordo com você quanto à incoerência do apologista. E nem precisava ser tão truculento e hostil ante a pequena crítica por mim efetuada, pois, a apelação, denota a fragilidade do argumento (rsrsrs) e faz pensar que a razão acompanha o crítico.

Grande abraço, obrigado pela visita e comentário. Estou seguindo o seu blog e pretendo comentar por lá, depois de ler com mais vagar os textos.

Ricardo.

Renato disse...

O que eu achei mais estranho nesse episódio é que o Danilo demorou muito pra mostrar o vídeo. Só mostrou as vésperas das eleições e parecia que estava dando um direito de resposta para aliviar a barra do Feliciano. No meu ponto-de-vista a entrevista só beneficiou politicamente o marcola.

Ricardo Mamedes disse...

Renato,

É tudo muito estranho... As coisas mal explicadas causam sempre muito espanto.

Grande abraço e obrigado pela vista.

Ricardo.

Danilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo disse...

Mamede,

Voce é um babaca! Chato ao extremo! Faça algo por si e larga a aba dos outros! Invejoso escroto. Pois bem, ao contrario das mentiras que voce postou ai, te dei uma boa razão para voce fazer seu mimimi. Nao sou obrigado a publicar as besteiras que vc escreve nos comentarios do meu blog.
Pronto, agora chora, me chama de mau e escreve um livro!
Foi a ultima vaz que te dei atençao... De agora em diante compre uma chupeta e trata desta hemorroida que te deixa intragável!

Danilo

ALESSANDRO DE JESUS CASTRO disse...

KKKKKKKKKK...E EU QUE ACHAVA O MALAFAIA ARROGANTE, JA PENSOU ELE FALANDO ASSIM DOS "CRITICOS" QUE NÃO FAZEM NADA...KKKKK. SE ISTO É SER APOLOGISTA F...

Danilo disse...

Alessandro vai vc tambem pro mesmo canto!

Ricardo Mamedes disse...

Danilo,

Vou deixar os seus comentários por aqui, pois, ao contrário de você, eu não tenho nada a esconder.

A sua raiva é como fel e as suas palavras mostram exatamente quem tu és. Os seus xingamentos, por seu turno, retratam a sua falta de caráter.

Porém, meu caro, eu não usarei os mesmos termos chulos que você usa. Não. A minha educação não me permite fazê-lo, embora eu não tome "veuve clicquot milesimè de U$ 400 a garrafa" (sic).

Quanto a "reclamar e chorar", parece que não sou eu a fazê-lo. Você é quem está reclamando e chorando pelos cantos...

Você é um garoto gordo mimado, chorão compulsivo, expondo-se ao ridículo! Cresça!

Espero que você algum dia consiga ir além da superficialidade que lhe é tão peculiar, que aprenda a pelo menos escrever, a ter uma educação mínima, para, enfim, aspirar a ser apologeta.

Os seus xingamentos e as suas palavras de baixo calão irrogadas contra mim retratam a sua verdadeira personalidade e caráter. E mostra, sem sombra de dúvida, que você, Marco Feliciano e tantos outros com a mesma verve, se merecem.

Hasta la vista baby!

Ps. Espero que você tome a sua "veuve clicquot milesimè de U$ 400 a garrafa" (sic) com o seu "novo amiguinho" Marco Feliciano (hehehe).

Ricardo Mamedes.

Georges Nogueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Mamedes disse...

Georges,

Somente hoje vi o seu comentário, pois, como você sabe, os comentários aqui neste blog são publicados automaticamente. Razão pela qual pessoas como o Danilo Fernandes se "arriscam" a ser "desnudados".

Quanto à sua assertiva, meu irmão, certamente não procede, senão vejamos: se o seu argumento fosse certo, eu não indicaria o seu blog como um dos poucos favoritos, como se pode comprovar. Você há de convir que eu não precisaria de qualquer outro argumento para refutar a sua "acusação" (rsrsrs). Por outro lado Georges, posso afirmar sem medo de errar que você conhece o meu caráter, assim como eu conheço o seu, embora nos "conheçamos" há não muito tempo. Com base nisso, você deve saber que eu não trago comigo esse "exclusivismo", tampouco essa seletividade que afronta o verdadeiro cristianismo.

Portanto, afirmo categoricamente que você está errado, equivocado. Na verdade ando sumido de todos os blogs, inclusive dos reformados, em razão do acúmulo insuportável de trabalho. Tivemos por aqui uma greve de 4 meses no Judiciário e, ao voltar, fui surpreendido com uma infinidade de processos com prazos fluindo e mais algumas dezenas de ações trabalhistas que havia proposto contra uma Cooperativa de trabalho - e você sabe a complexidade da matéria.

Então é isso meu irmão, tire essa idéia da cabeça, pois continuo estimando-o como antes, admirando o seu caráter, a sua firmeza e a sua combatividade em direção ao certo. Aliás, tenho certeza absoluta de que somos muito parecidos (rsrsrs).

Grande abraço, extensivo à família!

Ricardo.

denkodenko disse...

Mamedes,

Sensacional esse post, acompanhava com certa assiduidade o blog do Danilo, no entanto como é absolutamente normal eu divergia de algumas ideias apresentadas no site do referido, e todas eram barradas.
Sempre me perguntei por que de um blog que se diz apologetico agir com censura, salvo casos de palavras de baixo calão.
Certa vez eu propus uma reforma da reforma, e isso esta cada vez mais latente em minhas ideias.
O grande problema é que um grande numero de pessoas que frequentam esses blogs os enxergam como verdades absolutas, do tipo "encontramos a verdade.... vem e ve"
Mais uma vez excelente post, e forte abraço

Anônimo disse...

=O
ISSO AINDA EH CONTEUDO DE CRISTAOS? PQ SE EH...KD O CRISTO? KD O CRISTO DA PALAVRA, DO COMPROMISSO, DA UNIAO E ETC?????

"Minha oração por todos eles é que sejam de um coração e pensamento, tal como Eu e o
Senhor somos, ó Pai - porque assim como o Senhor está em Mim e Eu no Senhor, assim
estejam eles em Nós. Assim o mundo verá que a minha missão é do Senhor mesmo". JO 17:21

Rafael Gomes disse...

É muito triste ver dois "irmãos" agindo dessa forma, em blogs que deveriam ser usados para a Glória de Deus, mas que percebo serem usados apenas para massagens contínuas em seus pomposos egos. O Reino de Deus continuará ganhando muito com atitudes como essas! Parabéns aos dois, Mamede e Danilo!

Ricardo Mamedes disse...

Rafael,

Se é essa a sua conclusão, paciência. Todavia, parece que lhe falta um tantinho de discernimento. Certamente que há uma diferença abissal entre denunciar mentiras e arranjos e exaltar o ego, assim como há uma diferença sutil entre o joio e o trigo.
Espero que você aprenda a diferenciar ambas as situações.

Ricardo.

Hélio disse...

Vou chover no molhado um pouquinho.

Danilo Fernandes "à moda Malafaia" de tratar quem lhe critica escreveu:

"Voce é um babaca! Chato ao extremo! Faça algo por si e larga a aba dos outros! Invejoso escroto."

Nunca esperei ler algo do tipo do editor do Genizah, lamentável usar um palavriado tão chulo como esse para desmerecer alguem que lhe dirigiu uma critica.

Não tem cacife nenhum para criticar Malafaia e comapania limitada, posto que agiu como o tal, usando incluvise do mesmo vocabulário quando se vê criticado por outrem em algum ponto.

Lamentável mesmo...

Ricardo Mamedes disse...

Pois é Hélio... Mas como eu disse outrora: a verdade sempre aparece - e as máscaras do Danilo Fernandes estão caindo todas.

Grande abraço!

Ricardo.

ricardo silva disse...

Estou escandalizado com o palavreado do Danilo eu que acompanhava o blog do genizah depois disso continuar acompanhando é mesma coisa que assistir o BBB entreatanto até a globo a "grande meretriz" censuraria tal palavras , é triste que tal coisa venha do um "cristão" é lamentavel entretanto chará fazemos como CRISTO e oremos assim : Perdoe porque não sabe o que faz...
Solus Christus.

VERBO URBANO disse...

PARABÉNS!!!
Sempre dou uma passada no blog do Danilo. Mas, nem opino. Pois percebo que a diferença entre ele e o malafaia no trato de críticas, não há.

Leandro Siqueira disse...

Fico feliz com a sobriedade de irmãos na fé. Ao contrário do que disse o irmão Rafael acima, não creio que cristianismo seja evitar o confronto. O que seria de cada um de nós, que cremos em Cristo, se nosso pecado não fosse confrontado? Permaneceríamos na escuridão do erro, do nosso egocentrismo.
O que vi foi a soberba do Danilo ser confrontada, e acabou sendo externado um mal interior. Sua reação seria como Davi mandando matar Natã.
Parabéns Mamedes, continue na sua sobriedade.
Deixo claro que foi o único texto, até então, que li do blog, mas me despertou anseio por ler mais neste.
Graça e Paz! Abraço.

Protestante disse...

Queria entender uma coisa, pq vc acha que o Danilo aliviou com o Feliciano???
Melhor, na sua visão o que faltou na entrevista para ser completa?

Daniel disse...

Também acompanhava diariamente o blog do Danilo, mas um dia quando não concordei com um texto dele, comentei e expus a realidade que, inclusive, sou testemunha. Ele simplesmente me esculachou! ele se acha acima do bem e do mal entre os apologétas...fazer o que? deixa ele. Afinal, como diz meu velho pai, "o dia dele chegará".

Rodrigo Toledo disse...

E quer que eu diga mais uma coisa do ocorrido? Com certeza, esses dois políticos que ele elegeu devem ser esquerdistas. Afinal, o Danilo adora pagar de socialista evangélico.

Já debati antes com o Danilo via comentários, quando ele colocou a propaganda do showzinho do cantor Leonardo Gonçalvez (adventista). Eihn? propaganda adventista num blog apologético?! Pirei de vez! Hehe...

Pedro Fernandes disse...

Logo que dei início ao meu blog:eclesiareopago.blogspot.com,recebi a visita do Danilo elogiando-o e me convidando para conhecer seu blog(genizah). No começo fiquei muito feliz em saber que tinha alguém combatendo erros tão lamentáveis do mundo evangélico com tão boa capacidade técnica.Com o tempo, passei a estranhar o comportamento do mesmo,que a meu ver, tendia à soberba e à prepotência.
Hoje, não nego o valor do genizah. Mas não me sinto muito bem em participar do mesmo. Parece-me que há, por trás do mesmo, sempre uma expectativa de um "ultraje a rigor".

Postar um comentário

Serão sempre bem-vindos comentários sérios, respeitosos e que convidem à reflexão. Se é esse o seu intento considere-se aceito.

  ©A VERDADE LIBERTA, O ERRO CONDENA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo